Todo dia é dia de índio

Evento movimentou Campus Pesqueira, no último dia 19 de abril, com diversas atividades

O Campus Pesqueira realizou, no último dia 19 de abril, um evento em homenagem ao Dia do Índio. Com o tema Todo dia é dia de índio, a comemoração foi promovida por estudantes indígenas do campus, com o apoio da Coordenação de Políticas Inclusivas e do Núcleo de Estudos Afrodescendentes Brasileiros e Indígenas (NEABI).

A programação contou com uma oficina de artesanato indígena e também com o projeto Cine Ororubá, que exibiu filmes produzidos pelos povos indígenas de Pesqueira.

O ponto alto do evento foi o debate sobre lutas e direitos dos povos indígenas pernambucanos do qual participaram o representante dos Xukurus do Ororubá, cacique Marquinhos; e o representante do cacique dos Xukurus de Cimbres, Waguinei Siqueira Cabral. A mesa ainda contou com a presença dos estudantes indígenas Luan Cabral e Marcela Moura e dos professores Kleber Fernando e Valquíria Bezerra.

No debate foram abordados temas como o contexto histórico da tentativa de aculturação indígena, a qual leva os índios a abandonarem sua própria língua e os hábitos de sua cultura. A estudante Luana Cabral, indígena e estudante do Bacharelado em Enfermagem se disse estar emocionada com a realização do encontro histórico. “Nunca pensei na vida que um dia estaria no campus Pesqueira junto do cacique e do pajé da minha tribo”, destacou.

Após o debate, os representantes dos índios apresentaram para a comunidade acadêmica do campus a dança do toré, forte marca identitária da cultura indígena.