Campus Pesqueira visita comunidade quilombola de Alverne na cidade de Alagoinha

O IFPE Campus Pesqueira visitou no dia 03 de outubro a comunidade quilombola de Alverne, município de Alagoinha, interior de Pernambuco. O objetivo foi conhecer os costumes e anseios e, posteriormente, elaborar um projeto de Extensão que possa levar cultura, educação e possíveis serviços de infraestrutura para aquela população. Galeria de fotos => https://goo.gl/Pr7uZQ Os gestores do Campus Pesqueira ouviram os…

Galeria de fotos => https://goo.gl/Pr7uZQ

Os gestores do Campus Pesqueira ouviram os relatos históricos dos moradores do quilombo e foram destaques alguns pedidos como auxílio para a reconstrução da Equipe de Saúde da Família e execução de construções sustentáveis. Com relação às solicitações culturais e educativas, os moradores pediram apoio no trabalho de avivamento da cultura quilombola a fim de diminuir os preconceitos dentro da própria comunidade, realização de cursos de extensão a fim de melhor desenvolver trocas de saberes entre o IFPE e o quilombo e auxílio do Instituto para o reconhecimento da comunidade aos Órgãos Oficiais ligados às esferas Federal e Estadual.

Para Otávio Silva, Coordenador de Políticas Inclusivas do IFPE Campus Pesqueira, a visita representou um primeiro contato institucional para reconhecimento da comunidade, para posteriormente, ocorrem às parcerias. “ A visita é importante para termos um olhar sensível e identificar, por meio do diálogo, as necessidades mais imediatas daquele povo. Com isso, o IFPE firma cada vez mais seu compromisso educacional, tecnológico e humanístico, levando o desenvolvimento cada vez mais para as comunidades que os cercam.”, pontuou.

O encontro com os quilombolas reuniram a Direção Geral, professores, representantes do Departamento de Extensão e estudantes. Uma próxima visita será agendada até o final deste semestre.