6º Comics Day reúne cultura pop no Campus Pesqueira

A entrada é gratuita e está aberta ao público externo também.

O IFPE Campus Pesqueira realizará evento geek no dia 14 de novembro, a partir das 8h, o 6º Comics Day com uma série de atividades para os fãs de histórias em quadrinhos (HQs), cartuns, mangás, games, cosplay, filmes de ficção, super-heróis e RPG que é uma sigla inglesa de Role-Playing Game, que em português significa “Jogo de Interpretação de Personagens”, ou seja, é um gênero de videogames. A entrada é gratuita e está aberta ao público externo também.

Galeria de fotos => https://goo.gl/j6iXKB

Confira programação completa aqui.

No período da manhã, as atividades estarão concentradas em música, recitação de cordel, exibição de duas animações e nos jogos eletrônicos, com campeonatos de League of Legends; FIFA 18; Counter-Strike: Global Offensive; Ultra Street Fighter e Just Dance,  além de concurso de desenho e quiz.

No período da tarde, ocorrerão as finais dos games, quiz e um dos momentos mais aguardados, o concurso de cosplay. Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby em que os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop. Um cosplay pode estar relacionado com personagens de games, HQs, animes e mangás, porém podem englobar qualquer outro tipo de caracterização que pertença à cultura pop.

Para o professor Isnard Silva, um dos coordenadores do 6º Comics Day, o cosplay é baseado na ideia do DIY – Do It Yourself (Faça Você Mesmo), ou seja, os participantes produzem a própria fantasia, assim como todos os equipamentos e acessórios que poderão necessitar para a caracterização do personagem.

Para oferecer um up aos cosplays, no período noturno, haverá das 20h às 21:30h, uma oficina de maquiagem específica para cosplay. Será mostrado alguns truques de maquiagens, preparação para pele, dicas e passo a passo de makes para halloween. A oficina será ministrada pelos alunos Alanny Ketheleen, Karen Thawanne e Felipe Alves.

À noite, também haverá mais música com a banda do IFPE desse campus, recitação de cordel, quiz e no auditório a exibição do filme, Mulher Maravilha (DC Comics), lançado este ano, que conta a história de Diana Prince, uma guerreira treinada desde criança e que nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor se acidenta e cai em uma praia local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e  decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.

O 6º Comics Day foi criado em 2011 pelos professores Isnard Silva (Campus Pesqueira), Saulo Medeiros que atualmente está no Campus Paulista e Ricardo Barros que atualmente está no Campus Barreiros. Em 2012, começou a contar com a participação do professor Heleno Lima (Campus Pesqueira). Atualmente, a organização está sob os cuidados dos professores do Campus Pesqueira, Alexandre Farias e Isnard Silva e conta com a colaboração de alguns alunos.