Encontro de Matemática do IFPE-Pesqueira tem inscritos de todo o Brasil e de outros países

EMIP vai discutir as contribuições do laboratório de matemática na educação básica

Estão abertas as inscrições para a edição 2020 do Encontro de Matemática do IFPE-Pesqueira. O evento é promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática do campus Pesqueira e acontece entre os dias 15 e 18 de junho. O tema este ano é: “O laboratório de matemática e suas contribuições para a educação básica”.

O EMIP é voltado para estudantes, pesquisadores e professores da educação básica ou superior e surgiu a partir da Semana de Matemática, evento que era realizado anualmente no IFPE-Pesqueira. Em 2020, o EMIP vai contar com a participação de importantes nomes da matemática brasileira, em uma programação que inclui minicursos, palestras e oficinas. Todas as atividades do encontro vão acontecer on-line, respeitando as recomendações de prevenção ao coronavírus.

A expectativa é de que o evento reúna pessoas de todo o Brasil e até de outros países. Em apenas três dias, já são mais de 1200 inscritos de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Há também inscrições de outros países, como Colômbia, Angola, Peru, Cuba, Anguilla e Argélia.

Para a organização, o grande diferencial do EMIP-2020 é a oportunidade de reunir pesquisadores e autoridades da matemática de diversas instituições nacionais de educação, como as universidades federais do Rio Grande do Norte, da Paraíba, da Federal Fluminense e Unicamp. “A gente já considera o EMIP um sucesso, mesmo o evento ainda não tendo iniciado, e esperamos que ele possa servir de modelo para outros eventos que sigam a mesma linha”, avaliou um dos coordenadores do evento, professor Erivaldo Morais Júnior.

A programação completa e o link para as inscrições no EMIP estão disponíveis aqui.