IFPE Pesqueira promove diálogos alusivos ao Setembro Amarelo

Vivências, promoção do cuidado mútuo e valorização da vida constituem o foco da Campanha

O Campus Pesqueira do IFPE realiza neste mês uma série de iniciativas alusivas ao mês dedicado à prevenção do suicídio. Por meio de vivências e palestras que visam promover o diálogo em torno do cuidado com as nossas vidas e com a vida de nossos colegas, familiares, amigos e até de pessoas que nem conhecemos, mas que congregam conosco a mesma existência humana com suas forças e fraquezas inerentes.

O Setembro Amarelo é uma campanha organizada anualmente em todo o território nacional, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina, com o intuito de prevenir o suicídio, tendo em vista que essa triste realidade, que atinge pessoas em todo o mundo, causa grandes prejuízos para a sociedade e para o bem comum.

O lema da Campanha em 2022 é “A vida é a melhor escolha”, e demonstrando engajamento no âmbito do Setembro Amarelo, o IFPE Pesqueira promove neste mês uma série de ações que envolvem vivências, palestras e diálogos alusivos à Campanha. Na tarde da terça-feira (13), no auditório do Campus, a terapeuta e consteladora Cláudia Castro promoveu a Vivência sobre Constelações Familiares, que contou com uma boa participação de estudantes.

Ainda no dia 13, no turno da noite, ocorreu a roda de conversa “Como aceitar quem eu sou em um mundo que não me aceita”, com explanações do diretor-geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, além dos/as professores/as Francisca Josseany, Kleber Rodrigues e Thaysa Cavalcante, com a mediação da psicóloga do Campus, Jozelaine Cavalcante. Já na manhã deste dia 14/09, as rodas de diálogo tiveram prosseguimento com um momento de reflexão sobre espiritualidade e bem-estar conduzido pelo diretor Valdemir Mariano. O Setembro Amarelo é uma realização do Departamento de Ensino, em parceria com a Assistência Estudantil e conta com o apoio de toda a comunidade do Campus Pesqueira.

Origem do Setembro Amarelo

O movimento de conscientização contra o suicídio denominado Setembro Amarelo teve origem com a história do jovem norte-americano Mike Emme, conhecido pela sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como marca um automóvel Mustang ano 1968, que o próprio Mike restaurou e pintou. No entanto, em 1994, Mike cometeu suicídio com apenas 17 anos. Infelizmente, nem sua família, nem seus amigos perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.

No funeral de Mike, seus amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação teve grande repercussão e se espalhou pelo país. Jovens que passavam por momentos difíceis passaram a usar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. A fita amarela então se tornou símbolo da Campanha que incentiva pessoas que tenham pensamentos suicidas a buscarem ajuda. Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e o amarelo Mustang de Mike foi escolhido para representar a Campanha.

>>> Acesse AQUI a Cartilha “Suicídio – Informando para prevenir ABP/CFM”.

>>> Acesse AQUI a Carta aos Pais, Responsáveis e Educadores, publicada pelos organizadores do Setembro Amarelo no Brasil.