Cerimônia de Formatura graduou 17 novos professores de Matemática e Física no Campus Pesqueira

Presidida pelo reitor José Carlos de Sá, solenidade virtual aconteceu na quinta-feira, 26 de agosto

Na tarde desta quinta-feira, 26 de agosto, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) propiciou mais um marco no cenário da educação pública, gratuita, laica e de qualidade na cidade de Pesqueira e no agreste do estado, ao chancelar a formação de 17 novos graduados/as nos cursos superiores de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física, por meio de solenidade realizada de forma remota.

Os novos professores juntam-se a centenas de outros profissionais de níveis médio e superior já formados pelo Campus Pesqueira que contribuem diretamente para a formação básica da sociedade local e regional e para o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira, por meio da oferta de formação profissional, científica e tecnológica em diversas áreas.

A cerimônia foi presidida pelo reitor José Carlos de Sá e a mesa virtual foi composta ainda pelo diretor-geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, a professora Manuela Queiroz, que no ato representou a diretora de Ensino, Kalina Cúrie, o Coordenador do curso superior de Licenciatura em Matemática, Bruno Lopes, e o Coordenador do curso superior de Licenciatura em Física, José Roberto Tavares.

O evento foi iniciado com a apresentação cultural do professor do curso de Licenciatura em Matemática, Josemar Claudino, que com sua voz e o violão interpretou a música “Nunca pare de sonhar”, de autoria de Gonzaguinha, e a “Oração de São Francisco”, emocionando a todos e todas logo na abertura da solenidade.

Na sequência, a formanda Nathaliane Janyele proferiu o juramento dos licenciados em Matemática, enquanto David Kevin fez o juramento em nome da turma de Licenciatura em Física, e ambos respectivamente receberam a Outorga de Grau conferida pelo reitor José Carlos de Sá e extensiva aos demais formandos/as.

Em um momento tão marcante para os agora graduados e as graduadas não poderia faltar emoção e gratidão entre os discursos proferidos. Oradora da Licenciatura em Matemática, Maria Alexsandra Souza relembrou o primeiro dia em que entrou no Campus Pesqueira, assim que ingressou no Instituto, para seguir a trajetória que hoje fez dela e dos demais formandos/as pessoas vitoriosas. Ela ainda reverenciou professores e professoras e concluiu sua fala citando o poeta Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

Já a oradora do curso de Licenciatura em Física, Jeniffer Bezerra, trouxe à baila a Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein, para ilustrar como cada formando/a precisou viver sua própria dimensão de tempo no IFPE até conquistar o almejado diploma do curso superior.

Em seguida, o mestre de cerimônia da Reitoria, Alexsandro Machado, anunciou os nomes das duas formandas laureadas, sendo Daniela Silva laureada na Licenciatura em Matemática e Verônica Teixeira na Licenciatura em Física. Os docentes Kalina Cúrie e Thiago Souto e os técnicos-administrativos em Educação (TAEs) Evandro Ferreira e Wagner Leal foram os servidores homenageados.

O coordenador da Licenciatura em Física, José Roberto Tavares, que contabiliza o número de discentes da Licenciatura em Física alçados à condição de professores pelo Campus Pesqueira a cada Colação de Grau, anunciou a conclusão de curso do septuagésimo quinto docente apto a lecionar a disciplina Física com excelência formado na região, e finalizou destacando a continuidade da missão dos agora educadores: “seu trabalho é melhorar, é pesquisar, é ser cientista. É fazer tudo de novo. E melhor”, asseverou.

O coordenador da Licenciatura em Matemática, Bruno Lopes, dividiu com todo o corpo do Colegiado de Matemática as homenagens recebidas em nome da turma e destacou a capilaridade do IFPE ao graduar estudantes de diversas origens, etnias e territorialidades, com formandos não só de Pesqueira, como de Alagoinha, Venturosa e Sanharó, na região agreste, e com indígenas e quilombolas igualmente representados entre os graduados.

Representando a diretora de Ensino, Kalina Cúrie, a professora Manuela Queiroz congratulou os novos profissionais de educação formados com excelência reconhecida pela sociedade, transmitiu as felicitações emitidas pela professora Kalina e registrou o sorriso de todos para os anais do Campus Pesqueira.

O diretor Valdemir Mariano saudou com louvor os novos professores e as novas professoras e externou sua gratidão à totalidade de servidores e terceirizados do Campus pelo empenho com que exercem suas funções. Também exaltou as competências administrativas e humanísticas do reitor José Carlos de Sá na condução do Instituto Federal de Pernambuco, que tem, nas palavras do diretor, “demarcado uma grande história no IFPE”. O diretor destacou ainda o compromisso com a prática cidadã e inclusiva contida na missão do Instituto, ao ressaltar nesta Colação de Grau, assim como em outras anteriores, a presença de estudantes indígenas e quilombolas.

Por fim, o reitor José Carlos de Sá agraciou os formandos e seus familiares e falou sobre a felicidade de saber que o IFPE está sendo importante na vida das pessoas. Também expressou o orgulho de estar presente num momento tão importante na vida dos novos profissionais da educação no país, e os conclamou a enfrentar as desigualdades, as injustiças, as agressões ao meio ambiente, a falta de acesso à educação e à saúde como forma de contribuir para melhoria da sociedade. A solenidade remota de Colação de Grau contou com o apoio da Coordenação de Eventos da Reitoria/IFPE.

Confira a seguir os nomes dos/as diplomados/as:

Licenciatura em Matemática

ALINE CRISTINA GALINDO ALMEIDA SILVA