Início do conteúdo

Campus Pesqueira revitaliza laboratório de Informática com 30 novos computadores

Equipamentos já estão em operação desde o início do semestre por estudantes dos cursos técnicos e superiores


Apesar das restrições orçamentárias atualmente impostas às instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Campus Pesqueira do IFPE, por meio do Departamento de Administração e Planejamento (DAP), concentrou esforços no ano de 2021 e conseguiu realizar a aquisição de equipamentos de Informática de última geração para as aulas presenciais do corpo discente da Instituição. O esforço foi recompensado com 30 novos computadores de última geração já instalados e em funcionamento desde a retomada presencial das aulas, neste primeiro semestre de 2022.

Um dos aspectos que chama atenção nos novos equipamentos é o tamanho bastante reduzido das CPUs. De acordo com o gestor da Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI), Jobson Tenório, os novos computadores foram adquiridos por meio de um Pregão do qual também participou o Ministério da Economia, de modo que as máquinas possuem especificações alinhadas ao conceito da TI Verde (do inglês: Green IT).

A perspectiva da TI Verde se traduz, dentre outras características, pela redução no tamanho das CPUs e no consumo de energia, com a consequente redução no volume do lixo eletrônico, mas isso somente quando houver a necessidade futura de substituição desses equipamentos, em se tratando de equipamentos de última geração, tendo em vista que a perspectiva da TI Verde também prevê o aumento na vida útil dos equipamentos e o estabelecimento de uma política eficiente de descarte.

O diretor-geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, lembrou o esforço de servidoras e servidores dos setores envolvidos na concretização da aquisição, quais sejam a DAP, a CGTI e a Direção de Ensino. Dentre os nomes lembrados, ele ressaltou o empenho e a competência da saudosa servidora Poliana Mendonça (in memoriam), que iniciou os esforços para a aquisição dos equipamentos ainda no início de 2021, época em que era gestora da DAP.

O diretor-geral informou ainda que a aquisição foi possível graças a uma alteração nos recursos de custeio, tendo em vista a ausência de aulas presenciais durante o período de pandemia da Covid-19, o que provocou o funcionamento restrito da Instituição. “Dessa forma, a verba de custeio migrou para o investimento na aquisição dos computadores”, explicou.

Os novos computadores se encontram instalados em um dos três laboratórios de Informática do Campus, localizado na sala C 12. As máquinas são configuradas com o Sistema Operacional Windows 11 Pro, processador Intel Core (TM) i3-10100T 3.00GHz de 10ª Geração, com memória de 16 GB – DDR4 – 3200 MHz e armazenamento SSD de 256 GB; PCIe NVMe M.2, classe 35.

Fim do conteúdo