Clube de Robótica Caiporas representou o IFPE Pesqueira na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, na Torre Malakoff, em Recife

Evento ocorreu no histórico bairro do Recife Antigo e reuniu estudantes de diversas regiões do estado

Na última segunda-feira, 16 de outubro, o Clube de Robótica Caiporas do IFPE Campus Pesqueira enviou os estudantes do curso superior de Engenharia Elétrica Ícaro Telles e Ramon Ferreira, para a Mostra de Inovação organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco – SECTI, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu na Torre Malakoff, na cidade do Recife.

Os estudantes apresentaram dois dos projetos desenvolvidos pelo Clube de Robótica Caiporas no campus Pesqueira. Um deles, a construção e montagem de máquinas de corte a laser de Controle Numérico Computadorizado (CNC); o outro um robô construído com microcontrolador ESP8266, pontes H, diversos sensores e controlado remotamente por meio da plataforma de código aberto Node RED.

O estande do Clube de Robótica Caiporas, que assim como os demais clubes de ciências do IFPE Pesqueira é vinculado ao Departamento de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (DIPP) do Campus, foi visitado por dezenas de estudantes do ensino médio, professores, militares da Marinha do Brasil e o público em geral.

Os discentes do IFPE Pesqueira demonstraram o funcionamento da CNC, explicando todas as etapas para a confecção de um chaveiro colocado como exemplo, desde o desenho do vetor até o envio para a CNC e o corte. As peças cortadas prestavam homenagem aos 30 anos do campus Pesqueira, apresentando a logo do IFPE campus Pesqueira e mencionando seus 30 anos de existência. Elas foram distribuídas ao público que visitou o estande.

O público também teve a oportunidade de controlar um dos robôs levados para o evento através de seus celulares, utilizando o Node RED. Os alunos explicaram a base do projeto, a construção e o funcionamento dos robôs, além de discutir o evento que o clube de robótica planeja realizar no próximo mês de novembro, no Campus Pesqueira, intitulado a Primeira Batalha de Robôs.

Além de compartilhar conhecimentos com os visitantes dos estandes, os alunos do Campus Pesqueira interagiram com estudantes de outros campi do IFPE e de escolas técnicas do estado, promovendo a troca de experiências e ideias.

Texto: Assessoria de Comunicação – Clube de Robótica Caiporas

Revisão: Ascom – IFPE Pesqueira