Edital seleciona tutores bolsistas e voluntários no âmbito do Programa Tutoria de Pares

Tutores irão assessorar estudantes com deficiência ou instâncias equivalentes

Estão abertas, de hoje (18) até a próxima sexta-feira (22), as inscrições para a seleção de tutores de pares – bolsistas e voluntários – do Programa Tutoria de Pares. O objetivo do Programa é promover o acompanhamento de estudantes vinculados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (Napne) ou instâncias equivalentes nos processos de ensino e aprendizagem.

Do total de vagas para a tutoria, nove darão direito a bolsas que variam de R$ 200 (cursos de nível médio) a R$ 300 reais (cursos de nível superior). A seleção será feita em duas etapas, sendo a primeira constituída de análise do Histórico Escolar, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda de entrevista, de caráter classificatório.

O processo é regulado pelo edital DG/CPES/IFPE n° 04/2024. A tutoria de pares contribui para ampliar as condições de equidade, permanência e êxito no espaço educacional dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; além de contribuir, através da formação de tutores, para a construção e difusão de conhecimentos e com a prática inclusiva e cidadã.

Dentre os critérios para participar da seleção, é preciso estar regularmente matriculado e possuir frequência ativa, no 2º período em diante, não ter reprovações não recuperadas e atender a carga horária da tutoria. As inscrições são feitas exclusivamente via e-mail institucional do/a discente para acesso ao Sistema Fluxo e as informações acadêmicas serão importadas diretamente do Q-Acadêmico.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (Napne) do IFPE Pesqueira, que funciona na Sala D7, ou no Serviço Social, que funciona na Sala C3 do Campus, ou ainda através do e-mail napne@pesqueira.ifpe.edu.br.

>>> Acesse AQUI o edital nº 04/2024, com todas as informações sobre a tutoria de pares para bolsistas e voluntários.