Início do conteúdo

Campus Pesqueira dobra número de vagas nos cursos de Edificações e Eletrotécnica

Após retificação de edital, novas turmas de Edificações e Eletrotécnica foram abertas na modalidade Subsequente e total de vagas no campus subiu para 144


Após o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) publicar, no último domingo (24), a retificação do edital nº 02/2021, que rege o processo de ingresso nos cursos técnicos do Instituto no primeiro semestre de 2021, o Campus Pesqueira dobrou o número de vagas ofertadas nos cursos técnicos de Edificações e Eletrotécnica, com mais 72 vagas sendo disponibilizadas desta vez na modalidade Subsequente (destinadas a quem já concluiu o ensino médio e quer fazer o curso técnico, nesse caso, com menor duração). Todas as etapas do processo serão realizadas virtualmente. A classificação se dará com base no desempenho registrado no histórico escolar. As inscrições são gratuitas e prosseguem até o dia 21 de fevereiro, de modo que o IFPE reafirma seu compromisso na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade para a sociedade, mesmo diante de um cenário de corte de orçamento.

Portanto, do total de 4.902 vagas disponíveis no processo de ingresso para os cursos técnicos e superiores em todos os campi do IFPE, o Campus Pesqueira passa a ofertar agora 144 vagas em seus cursos técnicos, sendo 36 para Edificações na modalidade Integrado, no turno da manhã, e mais 36 para o mesmo curso na modalidade Subsequente, no turno da noite. Da mesma forma, o curso de Eletrotécnica disponibiliza agora 36 vagas na modalidade Integrado no turno da tarde, e mais 36 vagas na modalidade Subsequente no turno da noite. O incremento no número de vagas foi possível graças à admissão de mais dois novos professores que chegam este mês ao Campus.

Como já havia sido divulgado, os cursos superiores só serão ofertados no segundo semestre de 2021, exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que terá como base as notas do Enem 2020 e previsão inicial de abertura de vagas em abril de 2021. Neste momento, como parte do processo de ingresso para os cursos técnicos, serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas.

Os que concorrerão às vagas dos cursos técnicos integrados deverão apresentar histórico escolar. Serão levadas em conta as notas obtidas do 6º até o 8º ano do Ensino Fundamental. Já no Subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O objetivo é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.

As inscrições ocorrerão pelo endereço cvest.ifpe.edu.br. Durante o procedimento, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas. Também será necessário anexar documentos comprobatórios das notas, que não poderá exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

O candidato deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do Histórico Escolar, que necessita apresentar o nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Outros casos específicos são detalhados no edital. Quem for aprovado deverá realizar matrícula a partir do dia 17 de março. As datas tanto da matrícula quanto do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido.

Contato para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de ingresso no Campus Pesqueira:

E-mail:
Telefone: (87) 98855-8084
WhatsApp: ‪(87) 99187-5259

Fim do conteúdo