Início do conteúdo

Formatura online das licenciaturas em Física e Matemática emocionou formandos e público participante

Emoção contida nos discursos suplantou a frieza do distanciamento físico provocado pela pandemia


Transmitida ao vivo pelo Canal do IFPE Pesqueira no YouTube, a primeira Colação de Grau online dos cursos superiores de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do Campus Pesqueira do IFPE ocorreu na tarde da sexta-feira, 14 de maio. Embora tenham sido breves, os discursos referentes a ambas as turmas 2020.2 não economizaram na emoção, na gratidão e no reconhecimento dos gestores acadêmicos diante da vitória obtida pelos novos graduados e graduadas.

Devido à situação atual de enfrentamento da pandemia da Covid-19, a cerimônia foi toda realizada de forma virtual, via google meet, e transmitida em tempo real pelo Canal do Campus Pesqueira do IFPE no YouTube para a satisfação de familiares, amigos e comunidade acadêmica de modo geral, que durante a transmissão pode interagir por meio do chat do Canal, de modo que várias mensagens de felicitações pelas conquistas foram recebidas pelos formandos e formandas.

O evento contou com o apoio técnico, operacional e de produção dos profissionais de Eventos, Audiovisual e Design da Reitoria. O cerimonial foi conduzido pelo tecnólogo em Eventos Alexsandro Machado, sob a coordenação de Suerda Araújo. Presidida pelo reitor do IFPE, José Carlos de Sá, a solenidade teve início com a apresentação musical do professor do Campus Pesqueira do IFPE, Josemar Claudino.

A primeira a falar foi a oradora da Licenciatura em Matemática, Maria Marcela de Lima. Mais uma entre tantas e tantos indígenas Xukurus que já se formaram no Campus Pesqueira do IFPE, ela começou o discurso honrando a tradição de seu povo: “Peço licença à Força Encantada para proferir minhas singelas palavras”, e acrescentou após os cumprimentos, “cada um aqui vai deixar um pedacinho seu no IFPE, seja através do Pibid, do Pibex, do Pibic, do Clube de Matemática, da Semana de Matemática, do Movimento Estudantil, dos jogos internos ou da capa de uma revista. Iremos levar conosco não apenas um diploma, mas levaremos ensinamentos que jamais teríamos adquirido senão através do IFPE”, asseverou a agora professora.

O orador da Licenciatura em Física, Carlos Silva, falou sobre a saudade e acabou por contextualizá-la no tempo, essa variável tão constante na Física, e acrescentou que o aprendizado nunca termina. Em seguida foram anunciados os nomes dos dois laureados, Antônio Freitas e Kaio Moab. Os professores Leonardo Moura e Thiago Souto o os servidores Samuel Siqueira e Evandro Ferreira foram, respectivamente, os professores e servidores homenageados pelas licenciaturas em Matemática e em Física.

A paraninfa da Licenciatura em Física, Magda Tavares, ressaltou o esforço dos novos licenciados e trouxe à lembrança as exigências feitas durante o curso e a recompensa do diploma a todos e todas que enfrentaram dificuldades, mas conquistaram a formação. O coordenador da Licenciatura em Física, José Roberto Tavares, afirmou que a trajetória dos formandos não se encerra com o diploma de graduação, mas que a dedicação aos estudos e pesquisas continuará fazendo parte de suas vidas.

O coordenador e paraninfo da Licenciatura em Matemática, Bruno Lopes, estendeu os cumprimentos aos familiares que acompanhavam a transmissão pelo YouTube e lembrou os nomes de outros professores e professoras da Licenciatura em Matemática que contribuíram para as conquistas dos novos licenciados. Em seguida, a diretora de Ensino, Kalina Cúrie, elogiou a resiliência que a conclusão do curso requereu no último ano de formação, devido ao enfrentamento da pandemia, e afirmou que “todo ponto de chegada é um novo ponto de partida”. A professora encerrou citando um poema de Cora Coralina, que ilustra a necessidade de não desistir diante dos desafios.

A diretora-geral em exercício, Anicélia Ferreira, primeiro prestou solidariedade a todas as pessoas que estão sendo direta ou indiretamente afetadas pela pandemia da Covid-19, para em seguida celebrar a alegria da conquista para formandos e formandas que atravessaram barreiras até que esse momento chegasse.

Por fim, o reitor José Carlos de Sá saudou todas as pessoas envolvidas na realização da solenidade e lembrou que a vitória também é dos familiares dos formandos, para em seguida parabenizar os novos e novas licenciados e licenciadas. “Esse é o momento que nós almejamos, pelo qual nós trabalhamos, e é também o momento de agradecer a vocês pela superação”, afirmou o reitor, que também aproveitou para lamentar a desigualdade social do país, diante da qual a educação se impõe como antídoto, além de agradecer os esforços devotados por professores, servidores e agora licenciados e licenciadas em Física e Matemática.

Fim do conteúdo