Curso de Bacharelado em Enfermagem conquista Conceito 4 no Enade

Inaugurado em 2011, o curso é referência no agreste pernambucano

O IFPE comemora mais uma conquista em sua trajetória. O curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Pesqueira recebeu o Conceito 4 (em uma escala de 1 a 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. O resultado foi divulgado nesta última terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Diretor-Geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, ressalta a importância desse resultado e parabeniza a todos que fizeram parte dessa conquista: “Louvamos e agradecemos a Coordenação do Curso, o NDE, a Equipe Docente, o Colegiado de Curso, a Coordenadoria de Laboratórios, a Equipe Administrativa, as Técnicas de Laboratório e ao Grupo Discente pelo notável resultado alcançado, o qual é fruto de um trabalho realizado com competência, dignidade, seriedade, superação, esmero e amplo cuidado com o fiel cumprimento da Missão Institucional do IFPE”.

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

A primeira turma do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Campus Pesqueira foi admitida no segundo semestre de 2011, e sua aula inaugural foi ministrada em julho de 2011.

Ao concluir todos os módulos do curso, bem como o estágio curricular, os egressos do curso de Bacharelado em Enfermagem do campus deverão possuir uma visão crítica e reflexiva, conhecer a realidade social, cultural e política na qual se desenvolve o exercício profissional e comprometer-se com as necessidades de saúde da população. Estarão aptos a atuarem nos três níveis de atenção à saúde, respeitando os pressupostos éticos, morais, a diversidade cultural em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, comprometidos com o cuidado integral e interdisciplinar à saúde individual e coletiva. Aplicarão as competências/habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, fundamentadas em conhecimentos técnico-científicos, para o alcance da qualidade e humanização do cuidar em Enfermagem.

ENADE

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial. O exame é obrigatório. Na análise, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5, levando em consideração o desempenho dos alunos nas provas. O resultado faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior. No ano passado, 391.823 universitários fizeram a avaliação. O primeiro Enade foi aplicado em 2004. A cada três anos, no máximo, o curso deve ser avaliado.