Campanha arrecada donativos para atingidos por temporal em Sanharó-PE

Cidade registrou índices de 288,8 milímetros de chuvas em 24 horas. Média histórica para o mês de novembro é de 10,6 milímetros

Ajudar a população desalojada em função das fortes chuvas registradas no município de Sanharó. Esse é o principal objetivo da campanha lançada pelo Campus Pesqueira do IFPE, por meio da qual a comunidade acadêmica e a população de Pesqueira são chamadas a colaborar de maneira solidária e voluntária, doando gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene pessoal, água mineral, roupas e cobertores.

Conforme os dados divulgados pela Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac), somente da última segunda para a terça-feira, 2 e 3 de novembro, choveu cerca 27 vezes mais que o esperado para todo o mês na cidade coirmã. A tempestade, totalmente inesperada especialmente nesta época do ano, de acordo com os meteorologistas da Apac, deixou pessoas desabrigadas e um rastro de prejuízos materiais pela cidade, conforme diversos vídeos que circulam nas redes sociais. Felizmente, não houve vítimas fatais.

Distante 16 quilômetros de Pesqueira, Sanharó possui uma população de 26 mil habitantes, parte dos quais são estudantes ou egressos do Campus Pesqueira do IFPE. A Solidariedade é, portanto, a palavra-chave desta campanha que o Campus Pesqueira incorpora a partir de agora. As doações poderão ser feitas na sede da Cáritas Diocesana Pesqueira, que também encampa a iniciativa, numa parceria que conta ainda com a participação do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (CEDAPP), da Ação Social Esperança e Vida (Assevi), da Associação Portadores de Direitos Especiais (Pode) e do CemproDH.

De acordo com o diretor-geral do Campus Pesqueira do IFPE, Valdemir Mariano, “a Divisão de Assistência Estudantil está mapeando a situação de estudantes da Instituição que moram em Sanharó no sentido de identificar aquelas e aqueles que se enquadram no perfil para o recebimento de auxílio estudantil específico referente a situações de calamidade pública, como é o caso da situação passada pelo município”.

Para a entrega dos donativos, a Cáritas Diocesana fica localizada defronte à Escola Estadual Cristo Rei, onde os donativos poderão ser entregues no horário das 8h às 18h. As pessoas que estiverem distantes de Pesqueira também poderão contribuir com doações em dinheiro que serão revertidas em donativos e mantimentos. Os depósitos em conta bancária podem ser feitos na Caixa Econômica (Agência 2548; Operação 003; Conta 1002-2), em nome da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e no Banco do Brasil (Agência 2437-6; Conta 23.759-0), em nome da Cáritas Diocesana de Pesqueira.