Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla segue com programação no IFPE Pesqueira

Até o dia 28/08, a inclusão de pessoas com deficiência será o foco de evento promovido pelo Napne/IFPE Pesqueira

Foi oficialmente aberto, na tarde da terça-feira (20), no pátio da cantina do IFPE Pesqueira, o evento promovido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo tema deste ano é “Inclusão e Acessibilidade como ferramentas para a participação social”.

A diretora-geral do IFPE Pesqueira, Fabiana Júlia, deu as boas-vindas e enalteceu a iniciativa do NAPNE em trazer para o debate um tema tão importante para a sociedade. Também estiveram presentes a coordenadora do NAPNE, Maria Rita Valões, além de docentes, técnicos administrativos e estudantes da Instituição.

A programação teve início com apresentação cultural do grupo musical do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPE Pesqueira, composto por estudantes do Campus que possuem habilidades musicais em canto e instrumento. A apresentação contou com a supervisão do professor de Arte, Reginaldo de Santana. Ocorrida no horário do intervalo das aulas, a apresentação empolgou os/as presentes com músicas do repertório de MPB que fizeram todos e todas soltarem as vozes no pátio da cantina.

Na sequência, a palavra foi dada ao sociólogo e professor de História do Campus Pesqueira, Kléber Rodrigues, que no lugar de fala da pessoa com deficiência, relatou suas experiências profissionais e de vida no desafio diário de lidar com o preconceito e a discriminação e de superar os obstáculos de forma permanente e resiliente, mas também combativa.

De acordo com o professor, “muito já se avançou, por exemplo, em termos de acessibilidade, com a construção de rampas para cadeirantes e outras iniciativas, mas para além das barreiras arquitetônicas é preciso combater os estigmas, numa perspectiva democrática e participativa, mas acima de tudo inclusiva”, afirmou.

A programação segue nesta quarta (21) e quinta (22), depois haverá uma pausa e retornará no dia 28. Já na manhã desta quarta-feira (21), o evento teve continuidade com a oficina “Estratégias adaptativas para atendimento a estudantes com deficiência intelectual”, conduzida pelo professor Alexandre de Farias. No turno da tarde, haverá o minicurso “Estratégias para inclusão de pessoas com autismo”, às 15h30, em formato remoto. A iniciativa visa à conscientização da sociedade quanto às potencialidades e à produtividade das pessoas com deficiência nos diversos setores da sociedade.

> Acesse AQUI a programação completa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do Campus Pesqueira.