Início do conteúdo

Graduados em Engenharia Elétrica e em Enfermagem receberam Outorga de Grau no auditório do IFPE Pesqueira

Em solenidade realizada na segunda-feira, 30/09, engenheiros e enfermeiras receberam a outorga das mãos do reitor do IFPE


Presidida pelo reitor José Carlos de Sá, aconteceu, na tarde da segunda-feira, 30/09, a cerimônia que marca a conclusão dos cursos acadêmicos superiores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE – Campus Pesqueira). A solenidade aconteceu no auditório do Campus, quando sete graduandos do curso superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica e duas graduandas do curso superior de Bacharelado em Enfermagem receberam a Outorga de Grau das mãos do gestor máximo da Instituição.

Completaram a mesa de honra a diretora-geral do IFPE Pesqueira, Fabiana Júlia Tenório, a pró-reitora de Ensino do IFPE, Magadã Lira, a diretora de Ensino do Campus Pesqueira, Bárbhara Nascimento, a coordenadora do curso de Bacharelado em Enfermagem, Maria do Socorro dos Santos, e a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Regina Lima Neta.

A solenidade teve início às 17h e foi conduzida pelo mestre de cerimônias da Reitoria do IFPE, Alex Machado, com a presença de familiares e amigos dos concluintes, além dos/as docentes homenageados/as, que por sua vez formaram a extensão da mesa. Nos discursos e nas palavras dos oradores, uma retrospectiva das experiências e aprendizados vividos ao longo dos anos de graduação, que permanecerão nas lembranças do IFPE e da convivência com colegas, professores e servidores da Instituição.

Em seu discurso, o reitor saudou primeiramente a mesa de honra, majoritariamente feminina, e enalteceu a presença das mulheres em posições de liderança no âmbito do IFPE, em se tratando, a sociedade brasileira, de uma sociedade patriarcal e machista. “No IFPE, respeitamos a incentivamos a igualdade de gênero nas relações de trabalho”, afirmou. O dirigente acrescentou ainda que o IFPE é uma Instituição democrática, com acesso aos que mais precisam da oferta de ensino público com professores de excelência, o que, para ele, é uma conquista da sociedade brasileira.

Já a diretora-geral, Fabiana Júlia, dirigiu-se aos familiares dos agora formados e formadas, sendo eles que ofereceram o suporte necessário para a realização de cursos superiores, os quais requerem dedicação, aplicação e perseverança. E falou também aos agora graduados e graduadas, lembrando que eles e elas “acabaram de se formar em cursos que possuem avaliação 5 no MEC e estão preparados para seguir adiante”, reforçando a confiança nos novos profissionais entregues à sociedade, já que tanto o curso superior de Engenharia Elétrica quanto o superior de Enfermagem receberam a nota máxima em avaliações realizadas pelo Ministério de Educação.

Fim do conteúdo