Abertas as inscrições em capacitação para Projetistas de Sistemas Fotovoltaicos

São ofertadas 20 vagas para os públicos interno e externo e inscrições seguem abertas até segunda-feira, 7/10

O IFPE Pesqueira, por meio das coordenações do Bacharelado em Engenharia Elétrica e da Especialização em Energia Solar Fotovoltaica, abriu inscrições, no período de 3 a 7/10, para o curso de Capacitação para Projetistas de Sistemas Fotovoltaicos. Tanto as inscrições quanto o curso são totalmente gratuitos.

A carga horária será de 92 horas e o curso será ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), trazendo uma abordagem ampla e mais detalhada sobre a elaboração de projetos de sistemas fotovoltaicos, cuja demanda por serviços especializados vem aumentando nos últimos anos.

São ofertadas 20 vagas destinadas a pessoas das comunidades interna e externa que tenham formação na área de Eletrotécnica ou Engenharia Elétrica, comprovada através de diploma ou declaração de expedição de diploma e a alunos matriculados no 7º ou no 8º período do curso técnico em Eletrotécnica. As inscrições seguem abertas até 7/10, através do link https://forms.gle/mdF4Zpk4rZExMSno6.

Coordenado pelos professores Alexandre Farias e Manoel Henrique Pedrosa, o curso foi dividido em módulos, sendo o primeiro sobre Fundamentos da Energia Solar, que será ofertado remotamente através da plataforma Moodle (50 horas), e o segundo módulo de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos, que será ministrado presencialmente pelos docentes no IFPE Pesqueira (42 horas).

O critério de seleção para as vagas será de acordo com a ordem de inscrição do/a candidato/a, desde que atenda aos requisitos para a inscrição. O resultado será publicado dia 10/10 e os selecionados terão até o dia 15/10 para enviar a documentação requerida para participação no curso, através do e-mail: ppges@pesqueira.ifpe.edu.br.

As aulas terão início no dia 17/10, às terças e quintas, das 19h às 21h. A coordenação do curso solicita que só se inscrevam pessoas interessadas em atuar na área de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos.

Histórico

O Campus Pesqueira do IFPE, desde 2017, promove formações para professores, alunos e comunidade externa nas áreas de Projetos e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos. Foram cursos de extensão promovidos entre 2018 e 2020; o curso de Especialização em Energia Solar Fotovoltaica, iniciado em 2022, e o curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) entre os anos de 2022 e 2024, sendo este último voltado apenas para instaladores de Sistemas Fotovoltaicos.

O curso de Projetista de Sistemas Fotovoltaicos focará na formação continuada de ex-alunos do curso técnico em Eletrotécnica, do curso superior de Engenharia Elétrica e do curso do PRONATEC, a fim de que os profissionais da área possam, por meio da atualização de conteúdos, contribuir para a sociedade executando projetos na região.

Cronograma:

Inscrições: 03/10 a 07/10

Divulgação do resultado 10/10

Confirmação do aceite e Envio da documentação: 10/10 a 15/02 (e-mail ppges@pesqueira.ifpe.edu.br)

Início das aulas: 17/10

Enceramento: 12/12

Pré-requisitos:

Curso de Engenharia Elétrica ou áreas afins ou técnico em Eletrotécnica ou áreas afins;

Obs.: será exigido o diploma do curso realizado na área para validar a inscrição.

Disponibilidade para as aulas as terças e quintas, das 19h às 22 horas;

Atuar ou pretender atuar na área de projetos de sistemas fotovoltaicos.

Carga horária: