Estudantes do IFPE-Pesqueira conquistam aprovações

Alto índice de aprovação em mestrados e concursos evidencia qualidade do ensino ofertado pela instituição

A comunidade acadêmica do IFPE – Pesqueira tem comemorado ótimas notícias no início de 2020. São as aprovações de egressos dos cursos superiores da instituição em processos seletivos para mestrados e residências em enfermagem e em concursos, em vários estados do Brasil.

Por conta das aprovações, alguns estudantes precisaram, inclusive, antecipar a solenidade de colação de grau. É o caso do, agora, professor de Física da rede estadual de educação da Paraíba, Leonardo da Costa. “A formação que eu tive aqui foi a base para eu passar no concurso. Sem isso, eu não teria conseguido. O IFPE é parte do que eu sou como profissional. Basicamente, eu fui moldado pela instituição. O professor que sou hoje nasceu aqui.”, pontuou Costa.

No mesmo concurso, outro egresso do IFPE – Pesqueira também foi aprovado. Nelson Cordeiro Neto também teve a colação de grau antecipada, em função da aprovação no certame. Ele cursou Licenciatura em Matemática. O professor agora pretende levar, por onde for, os ensinamentos que recebeu no IFPE – Pesqueira. “Aqui recebi ensinamentos que possibilitam a formação de cidadãos críticos, humanizados, conscientes e politicamente ativos na sociedade.”, frisou Cordeiro Neto.

O IFPE – Pesqueira coleciona também aprovações em programas de pós-graduação Stricto Sensu. José Weslley Pereira, formando do curso de Licenciatura em Física, conseguiu uma vaga em um dos programas mais concorridos do Brasil, o Mestrado em Astronomia do Observatório Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apenas oito estudantes foram selecionados e José Weslley foi o segundo colocado, no geral – o único representante da América Latina a conquistar uma vaga.

Outro formando do curso de Licenciatura em Física que conseguiu vaga no mestrado foi Matheus Limeira. Ele foi aprovado em dois programas de pós-graduação: no Mestrado Profissional em Ensino de Física, na Universidade Federal de Pernambuco, e no Mestrado em Física Aplicada, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Agora, o estudante quer unir as paixões pela docência e pela pesquisa. “Por que não ser pesquisador e professor? Professores fazem isso aqui o tempo inteiro. Esse olhar eu tive aqui, com professores que são excelentes pesquisadores e professores.”

Para o Diretor-Geral do IFPE – Pesqueira, professor Valdemir Mariano, as aprovações dos estudantes nas seleções coroa a trajetória dos discentes e o trabalho desempenhado por toda a equipe que compõe o Campus. “Observamos uma decisão muito firme da gestão, dos nossos coordenadores, professores, servidores administrativos, em fortalecer cada vez mais a base dos nossos estudantes para que eles possam alcançar a vitória final.”, pontuou Mariano.

Relação de aprovador em concursos, seleções de mestrado e residências em enfermagem

Licenciatura em Física

José Weslley Pereira

Mestrado em Astronomia do Observatório Nacional (Rio de Janeiro)

Leonardo Ferreira da Costa

Matheus Soares Limeira

Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFPE) e Mestrado em Física Aplicada (UFRPE)

Jakcson Victor Cintra Serafim

Licenciatura em Matemática

Nelson Cordeiro de Oliveira

Bacharelado em Enfermagem

Aline Barros de Oliveira

Enfermagem obstétrica no Hospital Jesus Nazareno (Caruraru) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela ASCES-UNITA

Julliany Larissa Correia Santos

Residência de enfermagem em nefrologia no Hospital Barão de Lucena COREMU/PE

Jaqueline Cordeiro Lopes

Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Residência sem Saúde Coletiva FCM/UPE

Maria Amanda Lima Batista

Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco e 1º lugar no concurso da Prefeitura Municipal de Vertentes-PE

Ana Lívia Siqueira de Souza

Mestrado em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira.

Fabiana Laranjeira da Silva

Samuel Melo de Andrade