IFPE – Pesqueira abre inscrições para capacitação em energia solar fotovoltaica

Os interessados têm até o dia 27 de fevereiro para fazer a inscrição online

Os interessados em trabalhar com energia solar têm mais uma oportunidade de formação oferecida pelo Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira: a capacitação em energia solar fotovoltaica. Esta é a quinta edição do curso que já formou mais de 60 profissionais para trabalhar nas diversas fases de execução dos projetos.

Nesta edição serão oferecidos dois cursos: instalador de sistemas fotovoltaicos (92 horas) e projetista de sistemas fotovoltaicos (112 horas). O curso de instalador é voltado para pessoas sem formação na área de eletricidade. Já os interessados na formação para projetista precisam ter alguma formação na área, como cursos de curta duração, técnicos ou superiores. Os interessados devem comprovar que atendem a essa exigência.

Estão sendo ofertadas 20 vagas para cada curso. A capacitação é aberta à comunidade externa e é gratuita. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link, até o dia 27 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 2 de março e os selecionados terão até o dia 6 de março para enviar a documentação exigida. Aulas começam no dia 11 de março para o curso de instalador e no dia 23 de março para a formação de projetista e acontecerão três vezes na semana, das 13h às 17h.

A capacitação oferecida pelo IFPE – Pesqueira é coordenada pelos professores Alexandre Farias, Manoel Henrique de Oliveira Pedrosa Filho, Bruno Dias e Tulio Dias. Os cursos contam também com a participação de professores da área de construção civil. A carga horária será dividida em atividades práticas e teóricas.

Histórico

A iniciativa do IFPE é parte do Programa EnergIF, coordenado pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/ MEC) e apoiado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O objetivo do programa é desenvolver a cultura das energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio de ações para melhoria da infraestrutura, abertura de novos cursos, apoio a P&D, sensibilização de gestores e disseminação de informações.

A primeira turma iniciou no 1º semestre de 2018, com 38 inscrições, 20 selecionados e 15 profissionais formados. A segunda capacitação aconteceu ainda em 2018 e teve 72 inscrições, 25 selecionados e 18 concluintes. A terceira turma foi formada no 1º semestre de 2019, com 25 selecionados entre 305 inscrições e 16 estudantes formados. Por fim, a quarta turma iniciou as aulas no 2º semestre de 2019 e foi exclusiva para mulheres, com 14 inscrições e 13 profissionais formadas.

Ao todo, já são 61 profissionais habilitados para atuar na área de energia solar fotovoltaica, sendo que cerca de 30% destes atuam em empresas do ramo na região.