Estudantes do Campus Pesqueira produzem poemas vanguardistas

A exposição dos poemas ocorre ao lado do Auditório do Campus.

O IFPE Campus Pesqueira recebe, nesta semana, uma exposição de poemas vanguardistas escritos por estudantes dos cursos técnicos integrados. A curadoria é do professor de língua portuguesa, Heleno Silva de Lima. Os mais de vinte poemas falam de amor, amizade, universo, futuro, dentre outros temas.

=>Galeria de fotos

As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas no velho continente, nas duas primeiras décadas do século 20, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.

De acordo com o professor Heleno, as vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava no país. “As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.”, destacou Lima.