Abertura do 4º Encontro de Matemática do IFPE Pesqueira será nesta terça-feira, 17/10, às 19h

EMIP 2023 terá quase 30 trabalhos apresentados em formatos presencial e online

Começa nesta terça-feira (17/10) e segue até sexta (20), a 4ª edição do Encontro de Matemática do IFPE Campus Pesqueira (EMIP 2023), evento voltado para estudantes de Licenciatura em Matemática, professores e entusiastas da área. O tema deste ano será “Estratégias para Ensinar, Aprender e Avaliar em Matemática”.

O EMIP tem como objetivo promover discussões e compartilhar conhecimentos e experiências relacionadas à Educação Matemática e às diversas aplicações da Matemática. A solenidade de abertura acontece nesta terça (17), às 19h, no auditório do Campus Pesqueira, e logo em seguida já tem início a programação do Encontro com a Mesa Redonda intitulada “A licenciatura de hoje prepara o aluno de amanhã?”, que acontecerá em formato híbrido.

Para essa Mesa Redonda de abertura, foram convidados dois importantes nomes da Matemática no Brasil. O primeiro é o professor Jean Lira, que leciona há quase 20 anos e especializou-se em turmas de alto desempenho (Olimpíadas e vestibulares do ITA e do IME). Ele também elabora provas para concursos públicos nacionais (FGV e Cesgranrio) e é membro da Revista do Clube de Matemáticos – RCMat.

O segundo convidado da Mesa Redonda desta terça-feira é o engenheiro elétrico Carlos Nehab, que é formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), turma de 1969, e atua nas áreas de Matemática, Ciência da Computação e Educação.

As atividades presenciais serão no Campus Pesqueira e haverá transmissões online na página do Facebook da Licenciatura em Matemática do IFPE Pesqueira (facebook.com/matifpepesqueira) e no Canal do YouTube (youtube.com/@matifpepesqueira). Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento, com um ISBN.

A participação no EMIP 2023 é gratuita e aberta ao público em geral e os interessados poderão comparecer ao Campus Pesqueira durante o evento ou acessar as atividades online na Página do Facebook ou Canal do YouTube da Licenciatura em Matemática. Os participantes receberão um certificado de participação com carga horária de 15 horas, que será enviado por e-mail, reconhecendo a presença e/ou engajamento nas atividades.

Ao longo dos quatro dias do evento, haverá apresentações de quase 30 trabalhos abordando diversas temáticas da Matemática aplicada à educação, aos jogos, passando pelas intersecções entre as ciências humanas e a Matemática; soluções de problemas, software GeoGebra e muito mais em uma extensa programação que você confere o site oficial do 4º Encontro de Matemática do IFPE Campus Pesqueira (EMIP 2023).