Aluno do IFPE Pesqueira foi medalha de ouro na final da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Além de Davi Bezerra, que ficou entre os 12 primeiros na disputa que contou com IFs de todo o Brasil, delegação do IFPE conquistou mais uma medalha de bronze e duas menções honrosas

Aconteceu, no último mês de maio, entre os dias 24 e 26, no Campus Cuiabá do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), a segunda e decisiva fase da sexta edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais – OMIF 2023, e entre os doze medalhistas de ouro da competição nacional estava o aluno Davi Bezerra Leal Guimarães, do 7º período de Eletrotécnica do IFPE Pesqueira.

Além do ouro de Davi, outros discentes do IFPE também foram premiados nesta 6ª edição da OMIF. O estudante Mickael Eleakim, do IFPE Afogados da Ingazeira, ganhou medalha de bronze, a estudante Iasmim Lopes, do Campus Caruaru, conquistou menção honrosa e o estudante Efraim Negreiros, do Campus Jaboatão, também recebeu menção honrosa.

A OMIF, olimpíada de matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, é realizada anualmente e conta com a participação de estudantes de todos os Institutos Federais do Brasil mais o Cefet-MG; o Cefet-RJ; o Colégio Pedro II, também do Rio de Janeiro; a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e as escolas técnicas vinculadas às universidades federais. A prova da primeira fase dessa edição (classificatória para a etapa final) havia ocorrido em novembro de 2023.

Com uma excelente performance na etapa final, Davi Bezerra teve mais uma vez os seus conhecimentos em matemática testados em âmbito nacional, já que não foi a primeira nem a segunda vez que o aluno figurou entre os vencedores nesse tipo de competição.

Em dezembro de 2023, Davi foi medalha de ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2023; e um ano antes, em dezembro de 2022, já havia sido medalha de prata na 17ª edição da mesma OBMEP, além dos outros ótimos resultados obtidos em outras etapas e em olimpíadas regionais.