Aluno do IFPE Pesqueira foi medalha de prata na OBMEP

Discente já havia ganho ouro na Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano

O estudante Davi Bezerra Leal Guimarães, aluno do 4º período do curso técnico de Eletrotécnica do IFPE Pesqueira, será premiado com a medalha de prata na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na fase final da disputa, que correspondeu à etapa nacional da OBMEP 2022, o estudante competiu no nível 3, ou seja, entre discentes do ensino médio.

O resultado foi divulgado no dia 20 de dezembro passado e conforme especificado no regulamento da Olimpíada, foram concedidas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, que foram disputadas por estudantes de todas as escolas públicas do Brasil, além de 46.200 menções honrosas.

Ainda em 2022, Davi já havia ganho a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Agreste Pernambucano. O sobrenome de Davi já é familiar da comunidade acadêmica do IFPE Pesqueira. Ele é sobrinho dos servidores Wagner Leal Guimarães, técnico administrativo da biblioteca do Campus, e Valter Leal Guimarães, coordenador de Serviços Gerais e Manutenção do Campus Pesqueira, cujos filhos e filhas, também já se formaram em cursos técnicos na Instituição. Aliás, Davi tem ainda uma irmã também já formada pelo IFPE Pesqueira.

De acordo com um dos tios de Davi, o incentivo para ingressar no IFPE acontece de forma espontânea em âmbito familiar. “O incentivo é quase que automático, pois conhecemos de perto a qualidade dos cursos ofertados pela Instituição, a competência e comprometimento dos seus professores na formação do estudante”, assegura Valter.

Agora o estudante aguarda o resultado da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais, cuja prova foi realizada no final do ano passada, e que outros desafios de conhecimento venham pela frente. Seja como for, Davi está apenas no início de uma trajetória de estudos que certamente ainda renderá muitos frutos em sua vida profissional, mas os prêmios recebidos até aqui já denotam, além do esforço do estudante, a qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Pernambuco.