Notícias
Ampliação do Sistema de Energia Solar Fotovoltaica do IFPE Pesqueira propicia sustentabilidade e economia
Campus passou a ter em torno de 55% de autossuficiência na produção e consumo de energia elétrica, mas capacidade ainda deve aumentar
O IFPE Pesqueira deu um importante passo rumo à sustentabilidade com a implantação de mais um sistema de geração de energia solar fotovoltaica que se somou à geração fotovoltaica já instalada. É que foram instaladas, no último mês de abril, novas placas coletoras de energia solar, relativas à expansão da usina de energia fotovoltaica do Campus. A iniciativa visa ampliar a redução de custos com o consumo de eletricidade na Instituição, além de promover a conscientização ambiental entre estudantes, professores e comunidades interna e externa.
Essa primeira etapa da ampliação conta com 120 módulos fotovoltaicos instalados nos telhados metálicos das salas modulares, com capacidade para gerar cerca de 4.000 kWh/mês. O IFPE Pesqueira já tem um histórico de tradição na área de energia solar fotovoltaica.
Ainda em 2015, foi instalada a primeira usina fotovoltaica no Campus. Em 2022, a Instituição tornou-se Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ao ser aprovada, por meio de projeto submetido pelo professor Manoel Henrique Pedroza, em seleção feita pelo MEC dentro do Programa de Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética (EnergIF). Também em 2022, foi criado o curso de Pós-Graduação lato sensu em Energia Solar Fotovoltaica.
Agora, com o atual incremento, o Campus Pesqueira, que já gerava 35,10% da energia limpa para consumo em suas instalações, ganha mais 20% a 25% de autonomia na geração de energia elétrica já nesta primeira fase da expansão, ampliando para aproximadamente 55% a capacidade instalada de energia limpa produzida e consumida no Campus, contribuindo também para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
“A energia solar é uma fonte limpa e inesgotável. Com esse projeto, queremos mostrar aos nossos estudantes que é possível conciliar desenvolvimento com responsabilidade ambiental”, destacou o professor Fábio Lobo, que falou em nome da Comissão de Eficiência Energética e do Colegiado da Engenharia Elétrica do Campus.
Ainda de acordo com o professor, “fazendo uma estimativa modesta, a médio prazo, acreditamos que ainda será possível atingir em torno de 65% a 70% de autonomia, pois ainda faltam instalar mais 80 placas numa segunda fase da expansão, e outras placas em etapas posteriores”.
O projeto foi viabilizado a partir de esforços conjuntos da equipe gestora do IFPE Pesqueira, da Comissão de Eficiência Energética, da Volts – Empresa Júnior, parceira fundamental no processo, do Colegiado de Engenharia Elétrica, do LabSolar, articulador do projeto de instalação, e da Empresa VRI Engenharia (formada por egressos e estudantes de Engenharia Elétrica do campus) que foi responsável pela instalação das placas solares.
“Oferecer esse serviço à comunidade do IFPE Campus Pesqueira é um grande prazer. É uma forma de contribuir com a instituição que nos formou e de reafirmar o compromisso da nossa empresa em oferecer um serviço de qualidade na área de energia solar fotovoltaica”, afirmou Edivanilson Ferreira, um dos empreendedores da VRI Engenharia.
De acordo com a diretora-geral o Campus Pesqueira, Fabiana Júlia, “essa iniciativa, além de todos os benefícios já citados, também gera a possibilidade de destinar os recursos provenientes da economia para outras necessidades do campus”.
Essa ação de expansão, que teve início ainda em 2024 quando foram investidos cerca de R$ 14 mil com a colocação de trilhos, parafusos e conexões para instalação das placas solares, reforça o compromisso do IFPE com a inovação e a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.