Campus Pesqueira oferta 72 vagas nos cursos de Edificações e Eletrotécnica

Inscrições são gratuitas. Cursos são presenciais, na modalidade Médio Integrado

Já estão abertas as inscrições para o Processo de Ingresso nos cursos técnicos presenciais de Edificações e Eletrotécnica do Campus Pesqueira do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Com 36 vagas para cada turma, desta vez na modalidade Médio Integrado, na qual o/a estudante cursa os conteúdos do ensino médio em concomitância com a formação técnica profissional, a seleção tem inscrições gratuitas abertas até o dia 18 de julho, por meio do site cvest.ifpe.edu.br e as aulas começam ainda neste segundo semestre de 2021.

Devido à continuidade da pandemia da Covid-19, novamente não será necessário fazer prova para concorrer a uma das vagas. Todas as etapas do processo serão realizadas via internet. O/a candidato/a precisará apresentar o histórico escolar ou documento equivalente que certifique a conclusão do ensino fundamental; ter menos de 18 anos até a data da matrícula no curso para o qual se candidatou.

Para efeito de classificação dentro do número de vagas, serão consideradas as notas obtidas pelos/as concorrentes do 6º ao 8º anos do ensino fundamental. O critério visa não prejudicar estudantes que em 2020 tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia. No ato da inscrição, é preciso selecionar a opção de inserção de notas correspondente à forma que o/a estudante cursou ou obteve a conclusão do ensino fundamental, além de ler atentamente o edital nº 22/2021, que rege o processo de ingresso, e verificar se atende aos demais requisitos.

De acordo com o sistema de cotas adotado pelo IFPE, serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas.

Uma dúvida frequente entre pretendentes às vagas nos cursos técnicos presenciais do IFPE atualmente, diz respeito ao retorno na Instituição das atividades presenciais. A esse respeito, o edital nº 22/2021 esclarece que embora os cursos ofertados sejam presenciais, devido à imprevisibilidade da situação da pandemia, as aulas poderão ocorrer de forma remota em algum momento, inclusive no início dos cursos; as aulas remotas não caracterizam os cursos como os de Ensino a Distância, mas uma excepcionalidade momentânea que tende a arrefecer na medida em que a população em geral, e a comunidade acadêmica mais especificamente, for sendo vacinada.

Ainda de acordo com o edital, mesmo que seja ofertado o ensino remoto em algum momento, o IFPE retomará as atividades presenciais em sua integridade tão logo a situação sanitária do município, do estado e do país seja compatível com a realização de atividades presenciais.

>>>>>> Leia também: IFPE oferece 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores.

>>>>>> Acesse AQUI o edital nº 22/2021.