Campus Pesqueira oferta cursos de extensão em Pré-Cálculo e Pré-Física

O IFPE Campus Pesqueira está ofertando dois cursos de extensão (Pré-Cálculo e Pré-Física) para estudantes do curso de bacharelado em engenharia elétrica que irão ingressar na instituição no segundo semestre deste ano, além de alunos dos cursos de licenciatura em física e matemática que cursam o primeiro período. As inscrições começam, nesta próxima quarta-feira (11) e seguem até o dia 19 de abril. Elas devem ser feitas na sala D9. Estão sendo disponibilizadas 80 vagas, quarenta para cada curso.

O objetivo do projeto é adaptar os novos estudantes às dinâmicas que estarão expostos no próximo semestre letivo. Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, cópias do RG, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento, além de preencher a ficha de cadastro.

O início das aulas de pré-cálculo está prevista para começar no dia 18 de abril, das 13h 30 min às 17h, todas as quartas-feiras. Já as aulas de pré-física ocorrerão a partir do dia 27 de abril, todas as sextas-feiras, das 14h às 16h.

Os cursos estão sendo organizados pela coordenação de Engenharia Elétrica em conjunto com as coordenações de física e matemática. Ao final dos estudos, os alunos receberão certificados e a carga horária poderá ser computada como atividade complementar nos referidos cursos.

O conteúdo programático do curso de pré-física será: Eletricidade (Eletrostática e Circuitos Elétricos); Dinâmica (Leis de Newton, Trabalho, Potência e Energia Mecânica); Cinemática (Estudo dos Movimentos); Resolução de questões e problemas com abordagem do Ensino Médio.

Já o conteúdo programático do curso de pré-cálculo abordará: Conjuntos Numéricos; Intervalos; Potenciação e Radiciação; Racionalização de denominadores; Produtos Notáveis; Cubo da soma de dois termos; Operações com Polinômios e Fatoração; Equações do primeiro e do segundo grau; equação exponencial; equação modular; Inequações do primeiro e do segundo grau; Definição, domínio, imagem e o esboço do gráfico das seguintes funções: afim, quadrática, modular, exponencial, logarítmica, seno, cosseno, tangente, cossecante, secante, cotangente, arco seno, arco cosseno, arco tangente, arco cossecante, arco secante, arco cotangente; Circunferência; Cônicas: elipse, hipérbole e parábola