Comissão Própria de Avaliação faz ‘raio X’ dos cursos superiores do IFPE

No Campus Pesqueira, bacharelados em Enfermagem e Engenharia Elétrica e Licenciaturas em Física e Matemática são avaliados. Questionários podem ser respondidos até sábado (12)

Para levantar dados e impressões que serão submetidos a análises e avaliações, discentes, professores e técnicos-administrativos em Educação do IFPE têm até este sábado (12), para responder as questões elaboradas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em 2020. O objetivo é identificar pontos fortes e fracos no sentido de ampliar a qualidade dos cursos superiores da Instituição. Cada segmento terá acesso ao seu modelo de questionário e a participação de todos os segmentos é importante para a melhoria dos cursos.

O processo autoavaliativo ocorre em todos os campi do IFPE que ofertam cursos de graduação, sejam bacharelados, licenciaturas ou tecnológicos. O processo é todo remoto, por meio do preenchimento do questionário cujas respostas mostrarão uma espécie de raio X da formação superior em cada curso da Instituição.

Após catalogar as respostas, a CPA terá condições de enumerar quais cursos superiores precisarão contar com esforços redobrados para a melhoria da qualidade. O cruzamento de dados e informações também possibilita o compartilhamento de estratégias e políticas na superação de eventuais deficiências, com o aprimoramento dos processos acadêmicos. E para que haja a máxima fidelidade nas respostas, a CPA garante como princípios: o anonimato, a independência do avaliador e o direito à informação da comunidade universitária.

Nesta etapa, estão sendo avaliados os eixos: Desenvolvimento Institucional e Políticas de Gestão. O primeiro consiste na avaliação da coerência entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor e as ações institucionais nas diferentes vertentes de sua atuação acadêmica, enquanto o segundo eixo consiste na verificação do desenvolvimento das políticas de pessoal, da organização e gestão da instituição e da sustentabilidade financeira.

No eixo Desenvolvimento Institucional são avaliadas as dimensões: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional e Responsabilidade Social da Instituição. Já no eixo Políticas de Gestão a avaliação passa pelas dimensões: Políticas de Pessoal, Organização e Gestão Institucional e Sustentabilidade Financeira. As respostas são objetivas, mas ao final de cada dimensão avaliada há um espaço para o participante registrar suas impressões pessoais sobre o tema. A iniciativa detectará as ações desenvolvidas e possíveis hiatos ou entraves na ampliação da qualidade da educação superior no IFPE com reflexos já para 2021, o que denota a importância da participação de todos os segmentos (estudantes, docentes e técnicos-administrativos em educação)Os questionários foram enviados por e-mail e por outras estratégias informadas pela CPA setorial de cada campus e EaD.