Crianças do CAIC Pesqueira recebem serviços de saúde

Nesta última quarta-feira (18), estudantes do curso de bacharelado em enfermagem do IFPE Campus Pesqueira realizaram uma série de atividades lúdicas e de saúde com cerca de cinquenta crianças, entre seis e oito anos de idade, do Caic Pesqueira.

Houve realização de exames parasitológicos de fezes, encaminhamentos para os casos positivos dos exames, com a utilização de medicamentos, além de brincadeiras de teatro e jogos infantis. A ação foi coordenada pelo professor Carlos Henrique em parceria com o docente Risonildo Cordeiro, do curso de farmácia da Asces Unita, localizada em Caruaru. Também teve apoio da Secretaria de Saúde de Pesqueira por meio da Unidade Básica de Saúde do próprio Caic.

De acordo com Carlos Henrique, as atividades fazem parte do plano de ensino de disciplinas do módulo II do curso de enfermagem. “ Os estudantes precisam estar em contato com o público desde os primeiros semestres do curso. Crianças com parasitose intestinais apresentam, segundo pesquisas, menor rendimento escolar, irritabilidade, além de poder evoluir para situações patológicas mais graves. Então, hoje, fizemos uma etapa muito importante no nosso papel, enquanto defensores da saúde, que foi trazer um pouco mais de qualidade de vida e melhorias no dia a dia dessas crianças.”, enfatizou Henrique.