Início do conteúdo

Curso de Promoção da Igualdade Racial capacitou servidores para compor Comissão

Comissão de Heteroidentificação atuará em seleções e concursos realizadas no âmbito do IFPE


Realizado na primeira quinzena de junho no Campus Pesqueira do IFPE, o curso de Promoção da Igualdade Racial reuniu 17 servidores/as dos campi Pesqueira e Caruaru agora aptos a integrar as Comissões de Heteroidentificação que atuarão nas seleções e concursos no âmbito da Instituição.

A capacitação ocorreu de forma presencial e foi conduzida pelo professor de História do Campus, Bartolomeu Cavalcanti. Primeiro professor titular de História do IFPE, o professor Bartolomeu possui mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. O conteúdo do curso abordou temas como a historicidade e o contexto de surgimento do racismo no Brasil; o racismo estrutural e suas consequências; condição fenotípica; afirmação da identidade negra ante o preconceito, dentre outras abordagens.

A turma contribuiu com a participação nos debates, opiniões, exemplos e experiências, pondo a mesa questões presentes no dia a dia da sociedade que esbarram na presença do racismo tão aviltante, não obstante ainda presente na sociedade brasileira atual.

A regulamentação da heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras e indígenas para preenchimento de vagas em concursos e seleções realizadas pelo IFPE foi aprovada pelo Conselho Superior da Instituição (Consup), através da Resolução nº 106/2021.

>>> Leia também: IFPE aprova regulamento sobre heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras para concursos e seleções.

Fim do conteúdo