Dedicado às comunidades surdas, Setembro Azul é celebrado no IFPE Pesqueira

‘Dia do Surdo: porque comemorar?’ será tema de palestra no dia 27/09

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo e setembro é o mês da visibilidade das comunidades surdas brasileiras, conhecido como Setembro Azul. Para celebrar a data, e também o mês de setembro, o IFPE Pesqueira promoverá, no dia 27/09, às 19h30, no auditório do Campus, a palestra intitulada: ‘Dia do surdo: porque comemorar?’, conduzida pelo professor do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cristiano Monteiro.

O evento tem o objetivo de comemorar conquistas obtidas pela comunidade surda nos últimos anos, mas também de conscientizar as pessoas sobre a necessidade e a importância da acessibilidade para a socialização e a inclusão dessas comunidades.

A palestra é aberta à comunidade surda do IFPE e da cidade de Pesqueira e região, intérpretes de Libras e também ao público em geral que tenha interesse pelo tema. O Professor Cristiano Monteiro é mestrando em Linguagem e Ensino; artista da visual vernacular; ator; poeta; consultor e professor de Literatura Surda, SignWriting e de Libras do curso de Letras/Libras da UFPE. Ele também coordena um projeto de pesquisa sobre produções e literários em Língua de Sinais, desenvolvido pela UFPE, além do Festival Cultural e Literário em Libras (FCLLI). O palestrante também é diretor do Sarau em Libras Slam das Mãos e diretor do teatro Laboratório dos alunos em Letras/Libras na UFPE.

>>> Faça AQUI sua inscrição para assistir a palestra: ‘Dia do surdo: porque comemorar?’