Aluno do IFPE Pesqueira é ouro na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Em sua 18ª edição, a OBMEP reuniu cerca de 18,3 milhões de estudantes de mais de 55 mil escolas de todo o país

O estudante Davi Bezerra Leal Guimarães, do 6º período do curso técnico em Eletrotécnica do IFPE Pesqueira, conquistou uma das 100 medalhas de ouro disputadas por estudantes do nível 3 (ensino médio) da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023).

Na disputa entre estudantes do ensino médio, Davi ficou com a 31ª colocação geral em âmbito nacional nessa que é a mais tradicional competição de conhecimento em Matemática do Brasil. O aluno já havia se destacado na edição da OBMEP do ano passado, quando conquistou a medalha de prata. Dessa vez, a performance foi ainda melhor e veio o merecido ouro.

Nesta edição, a OBMEP contou com aproximadamente 18,3 milhões de inscritos dos níveis fundamental e médio. E não foi apenas o ouro ganho por Davi Bezerra que encheu de orgulho a comunidade do Campus Pesqueira do IFPE. É que a Instituição teve mais quatro estudantes que se destacaram ao ganharem Menções Honrosas nesta 18ª edição da OBMEP cuja premiação foi divulgada no último dia 20 de dezembro, que são Jaydson Soares, João Gabriel de Andrade, Mateus Freitas e Rayane de Siqueira.

A participação dos/as discentes do IFPE Pesqueira na OBMEP conta com a supervisão e a preparação dos professores de Matemática do Campus Josemar Claudino e Leonardo Moura. Os certificados de Menções Honrosas serão enviados para as instituições de ensino para serem entregues aos/às ganhadores/as. Já a cerimônia nacional de premiação da 18ª OBMEP contará com a participação apenas dos/as medalhistas de ouro e ocorrerá em 2024, com data ainda a ser divulgada pela organização.

Ainda como parte da premiação, todos/as os/as medalhistas de ouro, prata e bronze nacionais da 18ª OBMEP regularmente matriculados em escolas públicas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr – 18ª OBMEP) do IMPA na qualidade de aluno/a. A participação no PIC, desde que cumpridas as regras específicas do Programa, pode incluir o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) somente para estudantes oriundos de escolas públicas.

A OBMEP

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é a maior competição científica do país e premia separadamente escolas públicas e privadas. A realização da OBMEP conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A OBMEP tem como público-alvo discentes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e dentre seus objetivos estão estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seus ingressos em universidades, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Acesse AQUI o link para a lista de premiados/as da 18ª OBMEP