Encontro Pedagógico alinha os preparativos para o início do ano letivo

Evento que precede o início das aulas prossegue até esta quinta-feira (2)

Na manhã desta quarta-feira (01), o auditório do IFPE Pesqueira foi palco de uma rica programação referente ao Encontro Pedagógico 2023.1 do Campus. O evento teve início com um café da manhã regional cujo cardápio contou com frutas, sucos, um cuscuz bem caprichado, café, leite e bolos de milho e chocolate.

Em seguida, professores e TAEs que possuem veia artística propiciaram um momento cultural, em parceria com a banda Trupe Cultura, projeto artístico que conta com a participação de estudantes do Campus Pesqueira. No repertório, clássicos da MPB, do sertanejo e do forró acompanhados pelo coro dos docentes.

Completando a programação matinal deste primeiro dia de Encontro, a palestra “Paulo Freire e sua contribuição à interdisciplinaridade” foi proferida pelo professor Alder Júlio Calado, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), que destacou os princípios da educação inclusiva e dialógica universalmente preceituada pelo educador pernambucano Paulo Freire.

Na área externa do auditório, os professores e as professoras tiveram acesso às terapias complementares de reflexologia podal e auriculoterapia, uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Práticas Integrativas e Complementares (Nevpic) do Campus Pesqueira.

Com uma pequena alteração na programação da tarde, o evento teve continuidade com a realização da palestra “Assédio moral e sexual no ambiente escolar: orientar para prevenir”, proferida pelos advogados Marcelo Nejaim; Ana Clara Aguiar e Danielly Nascimento, que é ex-aluna do IFPE Pesqueira, concluiu a graduação em Direito e ao final da palestra fez questão de dedicar a conquista da carreira de advogada ao corpo docente do Campus Pesqueira. “Vocês mudam vidas. Se hoje eu sou advogada é devido à formação e ao incentivo que obtive nesta Instituição por meio de vocês”, agradeceu Danielly, que, emocionada, foi efusivamente aplaudida pelos docentes.

Amanhã, a programação tem início com a mesa redonda “Pensando os Institutos Federais em suas múltiplas significações, seus fundamentos pedagógicos, suas possibilidades e perspectivas científicas, educacionais e sociais”, que terá a mediação da professora Kalina Cúrie IFPE Pesqueira) e as participações da professora Bernardina Araújo (IFPE Belo Jardim|) e dos professores Bartolomeu Cavalcanti e Kléber Rodrigues (IFPE Pesqueira).

Haverá ainda a palestra “Desafios e estratégias de fortalecimento das relações internacionais do Instituto Federal de Pernambuco”, conduzida pela servidora da Reitoria, Carol Bello. O Encontro Pedagógico 2023.1 será finalizado com as reuniões com as coordenações das áreas/cursos. As aulas no IFPE Pesqueira terão início nesta sexta-feira (3).