Estudante indígena participa de Congresso Nacional de Educação

A quinta edição teve como objetivos discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações.

O estudante Vilmar Leandro de Santana participou de importante Congresso Nacional de Educação que foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco. A quinta edição teve como objetivos discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações, além de promover o debate sobre experiências educadoras das escolas e universidades. O discente apresentou o trabalho intitulado “Uso de experimentos de baixo custo para exemplificar os alunos do ensino médio o processo de transferência de calor”.

O trabalho foi parte integrante das atividades previstas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBD, promovido pelo IFPE, e também, envolveu os estudantes David Kelvin Galindo Gonçalves, José Celiano Cordeiro da Silva, Janduir Clécio Miranda de Carvalho e Thiago Vinicius Sousa Souto.

Quanto ao aspecto metodológico, foi realizada intervenção na Escola de Referência em Ensino Médio José Almeida Maciel (EREMJAM), em Pesqueira, envolvendo duas turmas do ensino médio. O público-alvo foi de 62 alunos de faixa etária entre 15 e 17 anos. Na aula expositiva, iniciou-se com questionamentos sobre “o que é calor e temperatura?” para que os alunos pudessem expor seus conhecimentos. Depois de uma breve revisão dos conceitos, foram abordados os processos pelos quais o calor pode se propagar: condução, convecção e irradiação. Foram utilizados exemplos elucidativos envolvendo experimentos simples e com matérias de baixo custo.