Início do conteúdo

Estudante PCD do IFPE Pesqueira brilha em mesa-redonda no 2º Seminário Pernambucano de Tecnologia Assistiva

Rafaela Cintra possui deficiência intelectual e é aluna do curso de Engenharia Elétrica do IFPE


O estado de Pernambuco voltou a ser palco de discussões cruciais sobre inovação e inclusão social com a realização do 2º Seminário Pernambucano de Tecnologia Assistiva (2º SPTA) e no centro desse debate esteve a estudante Rafaela Cintra, do curso de Engenharia Elétrica do Campus Pesqueira do IFPE. Ela possui deficiência intelectual e foi convidada de honra para participar da mesa-redonda “Tecnologia Assistiva: Projetos e Protótipos”.

O evento aconteceu na quarta-feira, 10 de dezembro, no Auditório Roque de Brito na Faculdade Uninassau – Derby, em Recife, e teve como tema a inspiradora frase de Eduardo Galeano: “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”.

Durante sua participação, Rafaela compartilhou sua inspiradora trajetória desde o ingresso no IFPE, em 2020. Seu relato de experiência foi um dos pontos altos do seminário, que reuniu palestras, exposições de protótipos e a troca de vivências entre profissionais e pesquisadores de diversas áreas.

Rafaela contou com o apoio do professor Alexandre Farias, que a acompanha desde o início da graduação. Também presenciaram o evento em nome do Campus Pesqueira a psicóloga Jozelaine Cavalcante, a professora de AEE Ângela Mendes, e a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Regina Lima.

A participação de Rafaela no 2º SPTA é motivo de orgulho. A instituição celebra a evolução da discente ao longo dos anos, destacando que seu sucesso é fruto sobretudo da dedicação e do empenho da estudante e de um trabalho coletivo e incansável de toda a equipe multidisciplinar, do corpo docente e da gestão do Campus.

De acordo com a coordenadora do curso, Regina Lima, “a história de Rafaela Cintra nos ensina a cada dia, nos mostra o quanto a inclusão é vital para a nossa sociedade e reforça o papel do IFPE como um ambiente de ensino que promove ativamente a inclusão e capacita todos os seus estudantes a serem protagonistas em áreas de ponta como a Tecnologia Assistiva, colocando a vida e a experiência dos estudantes PCDs no centro das inovações”.

Fim do conteúdo