Estudantes do Campus Pesqueira conquistam 24 medalhas nos Jogos Intercampi do IFPE

Premiação ocorrerá no IFPE Pesqueira durante as festividades dos 30 anos do Campus

Entre os dias 4 e 6 de setembro, o complexo esportivo do Campus Recife sediou a 8ª edição dos Jogos Intercampi do IFPE e mais uma vez a delegação do Campus Pesqueira fez bonito nos esportes, conquistando um total de 24 medalhas, sendo dez de ouro, nove de prata e cinco de bronze. Já no primeiro dia das competições, a aluna do 4º período do curso técnico em Edificações, Larissa Alves, foi a segunda colocada na modalidade do xadrez. Na final, a enxadrista foi vencida pela competidora do Campus Recife e ficou com a medalha de prata.

Na natação, as gêmeas Rayane Aguiar e Rafaela Aguiar, alunas do 6º período de Edificações, conquistaram juntas seis medalhas. Rayane venceu nos 50 metros borboleta, foi segunda nos 50 metros livres e terceira nos 25 livres; enquanto Rafaela venceu nos 50 metros livres e nos 25 livres, e foi segunda colocada no nado peito. Já a atleta Nicolly Meneses, do 8º período de Edificações, conquistou o primeiro lugar no nado costas e a terceira colocação no nado peito. A natação do IFPE Pesqueira fechou a participação com quatro ouros, duas pratas e dois bronzes.

No atletismo, mais uma modalidade em que o Campus Pesqueira chegou com muita força, foram conquistadas dez medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e duas de bronze. As vitórias vieram com Hélio Vieira, do 5º período de Eletrotécnica, campeão nos 400 metros rasos; David Riquelme, do 2º Eletrotécnica, nos 5.000 metros rasos (corrida rústica); Joseilton Firmino, do 6º Eletrotécnica, nos arremessos de peso e de dardo; além do primeiro lugar no revesamento 4 x 400 metros rasos, formado por Christian Vieira (4º Eletrotécnica), David Riquelme (2º Eletrotécnica), Hélio Vieira (5º Eletrotécnica) e Joseilton Firmino (6º Eletrotécnica).

As medalhas de prata no atletismo foram conquistadas por Lucas Sales, do 4º período de Edificações, nos 400 metros rasos; e Hélio Vieira, nos 200 metros rasos; além da equipe do revesamento 4 x 100 metros rasos, formada por Giovani Santos (6º Eletrotécnica), Hélio Vieira (5º Eletrotécnica), Joseilton Firmino (6º Eletrotécnica) e Robert Wagner (6º Eletrotécnica). A equipe do atletismo ainda garantiu mais dois bronzes, sendo um nos 200 metros rasos, com Christian Vieira (4º Eletrotécnica), e outro nos 100 metros rasos, com Giovani Santos (6º Eletrotécnica).

No futebol de campo masculino, com três equipes participando, as colocações foram disputadas por meio de um triangular no qual o time do Campus Pesqueira ficou com a segunda colocação, sendo derrotado por 1 a 0 na estreia contra o Campus Recife e vencendo a segunda partida por 2 a 0 para o escrete do Campus Belo Jardim. O ouro no futebol de campo masculino ficou com o Campus Recife.

No futsal feminino, a equipe do IFPE Pesqueira ficou com o bronze, ao perder na semifinal para as atletas do Campus Recife. Já no masculino, mesmo com um bom time, o futsal do Campus Pesqueira não avançou na competição e voltou para casa sem medalha.

Na modalidade do tênis de mesa feminino, a mesa-tenista Joyce Araújo, do 2º período do curso técnico em Meio Ambiente, confirmou o favoritismo e ficou com a medalha de ouro. Joyce já havia sido vice-campeã pernambucana dos jogos escolares no mês passado e confirmou o favoritismo ao vencer a atleta do Campus Caruaru. Já no masculino, apesar da boa participação, o tênis de mesa não avançou na competição.

No torneio de badminton, o Campus Pesqueira disputou as finais de duplas no feminino e no masculino, conquistando a segunda colocação em ambos os gêneros. A dupla feminina do badminton formou com Isabely Vitória (4º Eletrotécnica) e Laila Leite (6º Edificações), enquanto a dupla masculina formou com João Vinícius (5º Edificações) e José Ewerton (2º Eletrotécnica), finalizando uma boa participação na modalidade.

DESEMPENHO GERAL

Até a tarde desta segunda-feira (11), ainda não havia sido divulgado o resultado final por equipes, mas foi visível que o Campus Recife apresentou um desempenho mais elástico devendo ficar com o título entre os campi. Embora não tenha formado equipes para as disputas no voleibol, no vôlei de areia e no basquete e nem tenha levado nenhuma representante no atletismo feminino, a expectativa é que o Campus Pesqueira dispute a segunda colocação geral com o Campus Belo Jardim, o que já seria um belo resultado.

A delegação do IFPE Pesqueira contou com 41 atletas e foi comandada pelo professor de Educação Física, Carlos Eduardo, com o apoio dos servidores da Divisão de Assistência Estudantil (DAE), Wdercleison Farias e Heloísa Costa. Além da participação de atletas e da comissão técnica, a delegação também contou com representantes do curso superior de Enfermagem que integraram o setor de saúde nos Jogos Intercampi do IFPE, prestando assistência nas disputas em que havia eventuais riscos de contusão.

A entrega das medalhas dos VIII Jogos Intercampi do IFPE será realizada no Campus Pesqueira e está prevista para ocorrer no mês de novembro, por ocasião das comemorações dos 30 anos do IFPE Pesqueira.