Estudantes do IFPE Campus Pesqueira participam do I SEMEIN

O evento discutiu estratégias para socialização de conhecimentos científicos produzidos pelos indígenas, a partir de saberes tradicionais

Estudantes do IFPE Campus Pesqueira, do território Xukuru, participaram do I Seminário de Estudantes Indígenas do Nordeste – SEMEIN. O evento aconteceu na aldeia Brejinho – Território Indígena Potiguara, que fica no município de Marcação, na Paraíba.

O grupo que representou o IFPE Campus Pesqueira foi formado por 15 estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física e do Bacharelado em Enfermagem. Onze deles apresentaram trabalhos durante o evento. O I SEMEIN contou ainda com a presença do diretor-geral do IFPE Campus Pesqueira, professor Valdemir Mariano e da reitora do IFPE, professora Anália Ribeiro.

Durante o evento, lideranças indígenas, estudantes e professores discutiram os desafios e as estratégias que podem ser adotadas, no meio acadêmico, para acolher e respeitar a diversidade, contribuindo para a formação dos estudantes indígenas. O seminário foi organizado por estudantes e contou com o apoio do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Pesqueira, através da Divisão de Assistência Estudantil – DAE.

Dentro da programação do I SEMEIN, foi realizada a mesa redonda: “Ensino superior em tempos de retrocessos: desafios para o acesso e permanência de estudantes indígenas”. A mesa contou com a presença da reitora do IFPE, professora Anália Ribeiro, e da estudante do IFPE Campus Pesqueira e representante discente no Conselho Superior do instituto, Marcela Moura.