Início do conteúdo

Estudantes participam de Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva no Rio de Janeiro

Este ano, em plena comemoração de 30 anos de SUS, o evento problematizou o fortalecimento do SUS, dos direitos e da democracia do país.


Estudantes e docentes do IFPE Campus Pesqueira participaram entre os dias 26 e 29 de julho do 12º Congresso de Saúde Coletiva promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). O evento aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. O Campus Pesqueira teve a oportunidade de apresentar trabalho de três alunas: Dária Catatina Silva Santos, Maria Eduarda Almeida Marçal e Vanessa de Carvalho Silva, além da docente Cláudia Fabiane Gomes Gonçalves.

 

A estudante Dária Santos apresentou os trabalhos “Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial: processo de ressocialização e empoderamento das usuárias de em centro de atenção psicossocial”  e “A influência da pesquisa e extensão para consolidação da rede de atenção psicossocial: relato de experiência”, ambos orientados pela professora Valquíria Bezerra.

Já a estudante Vanessa de Carvalho Silva participou da apresentação oral do trabalho “Educação em Saúde para a prevenção dos acidentes domésticos com crianças: relato de experiência”, por meio da orientação do professor Raimundo de Oliveira.

 

Por fim, a discente Maria Eduarda Almeida Marçal apresentou o trabalho “Frequencia de violência moral contra as mulheres: concepção da violência em gestantes no município de Pesqueira”, orientada pela professora Cláudia Gomes.

 

A professora Cláudia Gomes, que acompanhou o grupo de estudantes, também apresentou dois trabalhos provenientes dos seguintes alunos que concluíram o (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso): Cristiane Fábia Lins Barbosa e Murilo Barbosa de Queiroz. Os temas abordados foram: “Gestantes em Situação de Violência: Percepções sobre a violência perpetradas por parceiros íntimos e “Abordagem da violência doméstica contra a mulher: percepções sobre a perpetuação da violência na gestação.”“.

 

De acordo com a professora Cláudia Gomes, o evento subsidia diferentes temáticas referentes a saúde e a sociedade brasileira, contando assim com a participação de cientistas políticos e sociais, sanitaristas, epidemiologistas, especialistas em políticas públicas, profissionais, gestores e técnicos da saúde. “Este ano, em plena comemoração de 30 anos de SUS, o congresso problematizou o fortalecimento do SUS, dos direitos e da democracia do país.”, enfatizou Gomes. 

 

 

 

Fim do conteúdo