Estudantes realizam visitas técnicas a empresas de construção civil

Eles conheceram como são fabricadas as formas de lajes, vigas e pilares utilizadas em construções de edifícios.

Os estudantes do curso técnico em Edificações do IFPE – Campus Pesqueira participaram, na última quinta-feira (6), de visitas técnicas a duas empresas do ramo da construção civil, localizadas no Recife. Mais de 30 alunos puderam observar, na prática, como são fabricadas as formas de lajes, vigas e pilares utilizadas na construção de grandes edifícios.

Na empresa Tecnoforma, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a “forma pronta” para construção civil, abrangendo o projeto de estruturas, enviado pelo calculista para ser executado e o projeto executivo de forma no autocad. Os estudantes do IFPE percorreram também o pátio onde é feita a fabricação das formas prontas de pilares, vigas, escoramentos e lajes.

Já na empresa Arcelormittal, a visita foi voltada para a observação da montagem das armaduras de aço para a construção civil. Os estudantes conheceram todos os setores da empresa, desde o planejamento até local onde são feitos os cortes, dobras de aço e a fabricação das armaduras prontas soldadas.

Para o coordenador do curso técnico em Edificações, José Denis, essas aulas práticas ajudam a reforçar o conteúdo que é estudado em sala de aula. “A visão do aluno, após uma visita técnica, se torna mais prática, dando uma grande motivação ao estudante. Ele tem a oportunidade de ver no campo o que estuda em sala de aula. Esta é a melhor avaliação.”, declara.

Confira as fotos as visitas técnicas aqui.