IFPE Campus Pesqueira movimenta cidade com “Caminhada pela Vida”

Evento faz parte do projeto “Desperta Pesqueira: diga sim à vida”

Nem o céu fechado ou a chuva insistente desanimaram o pesqueirense para a “Caminhada pela vida”. Centenas de pessoas saíram pelas ruas da cidade, com cartazes e vestindo amarelo, chamando a atenção para o combate ao suicídio. A ação faz parte do “Desperta Pesqueira: diga sim à vida”, projeto idealizado pela direção do IFPE Campus Pesqueira.

O projeto surgiu da necessidade de refletir sobre os altos índices de suicídio e depressão registrados na região e no país. E o mês de início das atividades não foi uma escolha aleatória. Setembro é todo dedicado à valorização da vida e a prevenção ao suicídio e à depressão: é o chamado “setembro amarelo”.

O diretor do IFPE Campus Pesqueira, professor Valdemir Mariano, destacou o engajamento de diversos atores na realização do projeto.“Este ano, decidimos expandir esta ação, além das fronteiras do Campus Pesqueira, por entendermos que a problemática da depressão e do suicídio requer muitas mãos, cérebros, corações e pensamentos aliados para trabalhar esse assunto com muita sabedoria, conhecimento, fraternidade e solidariedade”, pontuou Mariano.

O projeto criado no IFPE Campus Pesqueira recebeu o apoio de diversas organizações da sociedade civil organizada, entidades religiosas, comunidades indígenas e quilombolas, do poder público municipal e de forças de segurança. Entre os parceiros do projeto está o Serviço Social do Comércio – SESC, que vem realizando ações, como rodas de conversa, em escolas estaduais de Pesqueira. “Esse é um movimento que está cada vez mais constante, em busca da prevenção do suicídio”, frisou Kate Oliveira, assistente social do SESC Pesqueira.

A união de forças resultou na criação de uma comissão permanente para discutir o assunto e propor ações de enfrentamento ao problema. Para a diretora de ensino do IFPE Campus Pesqueira, professora Kalina Cúrie, o papel da comissão é fazer com que a prevenção ao suicídio tenha atenção durante todo o ano. “A ideia é conversar com todas as pessoas que participaram, as escolas, todas as entidades, e que a gente possa a partir daí fazer algumas ações durante o ano inteiro”, ressaltou Kalina.

No final da caminhada, as pessoas se reuniram na praça Dom José Lopes e participaram de diversas atividades sociais e de saúde. Para Fabiana Tenório, professora do IFPE Campus Pesqueira, o evento é uma forma de mostrar se mostrar aberto para ajudar o outro. “É um recado. Estou disposta a acolher a tua dor e a contigo ver o que a gente pode fazer”, reforçou Fabiana.

As ações do projeto “Desperta Pesqueira: diga sim à vida” seguem até o fim de setembro, com diversas atividades no IFPE Campus Pesqueira.

Valorização à vida

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil registrou 6,1 suicídios para cada cem mil habitantes, em 2016. O país registra, em média, 1 morte autoprovocada a cada 46 minutos. Em muitos casos, o suicídio está associado à depressão. No Brasil, cerca de 11,5 milhões sofrem com a doença. Em todo o mundo, esse número chega a 322 milhões de pessoas.

No Brasil, qualquer pessoa que precise de ajuda pode entrar em contato com o Centro de Valorização à vida – CVV. Os atendimentos são feitos por voluntários, de todo o país, 24 horas por dia, através do número 188 ou pelo site cvv.org.br.