IFPE Campus Pesqueira promove 2º Encontro de Eletrotécnica

O evento contará com a participação de profissionais da Celpe, Chesf e empresas do setor elétrico, além de estudantes e docentes.

O IFPE Campus Pesqueira realizará, nos dias 9 e 10 de novembro, o 2º Encontro de Eletrotécnica e o 3º Seminário de Eficiência Energética. Os eventos fazem parte das comemorações pelo dia do Técnico em Eletrotécnica. Nestas edições, serão tratados temas relacionados às mudanças na matriz energética brasileira focando em palestras e debates sobre as fontes de energia elétrica. Além disso, contará com a participação de profissionais da Celpe, Chesf e empresas do setor elétrico.

Galeria de fotos => https://goo.gl/irJ6ti

No primeiro dia, haverá três minicursos e duas oficinas. Os minicursos serão sobre “Iniciação ao MatLab”; “Prevenção e abordagem de primeiros socorros em caso de choque elétrico” e “Como empreender no mercado de energia fotovoltaica”. Já as oficinas aplicarão conhecimentos nas áreas de “Soldagem de componentes eletrônicos” e “Física dos semicondutores aplicada a energia solar fotovoltaica.”, As atividades iniciarão às 19h.

Na sexta-feira (10), ocorrerão três palestras, quatro oficinas e dois minicursos. Eles serão oferecidos nos períodos da manhã e tarde. As palestras tratarão de temas como “Meio Ambiente e geração energética descentralizada através do uso da biomassa”; “Material Piezoelétrico” e Automação Residencial”.

As oficinas serão sobre “osciloscópio”; “práticas do dia a dia de um eletricista”; “métodos de partida para motores de indução” e “eletrônica básica para desenvolvimento de circuito fonte de corrente constante”.  Já os minicursos serão sobre “geração de energia elétrica por meio dos materiais piezoelétricos” e “introdução à energia solar fotovoltaica”.

Para Alexandre Farias, coordenador do curso superior de Engenharia Elétrica e organizador do evento, a 2ª edição do Encontro de Eletrotécnica e o 3º seminário de eficiência energética vem consolidar esta grande ação no IFPE Campus pesqueira, apresentando uma temática que é interessante não só para os estudantes do curso de Eletrotécnica e Engenharia Elétrica, com também para os demais cursos técnicos e de graduação da nossa instituição, já que a temática dos minicursos é bem abrangente e conta com a participação de professores e alunos das licenciaturas e bacharelado em enfermagem. “Além disso, em especial para os alunos de engenharia que acabaram de iniciar as atividades, esta é uma grande oportunidade de absorver os conhecimentos que farão parte da sua vivência profissional daqui a cinco anos, podendo aprender com os palestrantes um pouco mais sobre o setor elétrico.”, complementou Farias.