IFPE Campus Pesqueira realiza segundo Fórum LGBTQ+

Evento vai discutir os desafios da inclusão do público LGBTQ+ nas escolas

Da violência à resistência no espaço escolar: o público LGBTQ+ e o desafio da inclusão”. Esse é o tema da segunda edição do Fórum LGBTQ+ do IFPE Campus Pesqueira. O evento será realizado na próxima terça-feira (01/10). A ideia é discutir os desafios da inclusão da diversidade no âmbito educacional e estratégias para superá-los.

O fórum é promovido pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade do IFPE Campus Pesqueira e coordenado pela professora Thaysa Cavalcante. Para ela, o preconceito é o grande desafio a ser vencido, quando o assunto é orientação sexual. “Preconceito é falta de informação e reflexão sobre essa informação. É desconhecimento”, pontua.

No ambiente escolar, o preconceito também está presente e causa prejuízos ao aprendizado dos estudantes. “É uma realidade que está interferindo na principal missão da escola: o processo de aprendizagem. A escola é responsável pela formação integral do aluno”, pondera a professora.

Na programação do fórum, estão previstas apresentações artísticas, oficinas e palestras. Durante o evento, também vai acontecer o lançamento do livro “LGBTfobia na educação e atuação da Gestão Escolar”, do cientista social Émerson Santos. Além disso, vai ser realizada uma sessão de cinema, com a exibição do filme: “Bichas, o documentário”, do diretor Marlon Parente. O evento começa às 9h e é aberto à comunidade.

Dia 01/10 (Terça-feira)

MANHÃ

9h – Abertura do evento – apresentação artística

9:30h – Mesa de abertura: Naturalização e enfrentamento da violência no ambiente escolar

10:40h – Lançamento do livro “LGBTfobia na Educação e a Atuação da Gestão Escolar”, de Émerson Santos.

11h – Cine-debate: apresentação do curta “Bichas, o documentário” – Sexualidade, Autoconhecimento e Autoafirmação

12h – Intervalo

TARDE

13:30h – Oficina de Fanzine: o Fanzine como instrumento de resistência 15h – Pique-nique da integração com declamação de poesia

16:30h – Encerramento

NEGED

O Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade – NEGED, Campus Pesqueira, é coordenado pela professora Thaysa Cavalcante e está vinculado à Coordenação de Políticas Inclusivas do IFPE. O papel do NEGED é discutir as questões de gênero e diversidade dentro da perspectiva científica e acadêmica. Estudantes de diversos cursos do IFPE Campus Pesqueira integram o núcleo.