IFPE faz homenagem póstuma à professora Rosário

O IFPE – campus Pesqueira e o Movimento Estudantil farão, nesta quarta-feira (04), uma série de homenagens póstumas à professora Maria do Rosário Sá Barreto, que faleceu nessa última sexta (29), vítima de ataque cardíaco. O tributo a Rosário ocorrerá no auditório do próprio campus pesqueirense, a partir das 9h, e será aberto a todos.

A ocasião contará com a presença do esposo e dos filhos da professora, que atuou no campus Pesqueira por mais de vinte anos. Rosário possuía mais de quarenta anos de caminhada na área educacional de Pernambuco e deixou órfãos centenas de estudantes. Para se ter ideia da dimensão do carinho que a comunidade estudantil e docente tinham por Rosário, a notícia de sua morte, publicada na página oficial do IFPE – campus Pesqueira, foi visualizada por mais de 45 mil pessoas.

Na página pessoal do Facebook de Rosário, pode-se ver, por meio de inúmeros depoimentos, a grandiosidade da mulher e cidadã que foi.

O Diretor Geral, Valdemir Mariano, enviou nota de pesar a toda comunidade acadêmica e estudantil. “Partiu para os céus uma alma iluminada, um coração generoso, uma voz arrebatadora, uma mente brilhante, uma brava lutadora da educação, que soube unificar razão e emoção em prol da formação e transformação de consciências, que soube amar os estudantes.”

A Reitora do IFPE, Anália Ribeiro, também externou seus sentimentos. “Rosário esculpia realidades, trazia o futuro para mais perto do presente, modelava utopias em cenários possíveis. Seu espaço sagrado era a sala de aula, não queria outro, nunca aceitou outro. E nesse espaço sagrado, nesse santuário, essa sacerdotisa do humano ia iniciando seus queridos estudantes no religare da ética, da política, da beleza, do cuidado, enfim do ser humano.”, destacou.

Já a professora e Ex-Reitora do IFPE, Cláudia Sansil, fez uma linda poesia.

“Rosário,

A Língua foi sua pátria,

A vida sua escola

Os/as alunos/as seus/suas amigos/as

Os/as amigos filhos/as

Do marido ao companheiro,

Do marido ao companheiro

Dos filhos aos frutos

Das aulas ao Instituto

De Pesqueira ao mundo,

Dos valores,

À imortalidade!

Você continuará viva em nossas memórias e em nossos corações!

O céu está mais iluminado, ganhou uma estrela”.

Trajetória Profissional – Maria do Rosário Sá Barreto possuía graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e mestrado em Ciências da Linguagem pela mesma universidade. Lecionou no Colégio Marista do Recife entre 1977 e 2002. Lecionou também no Instituto Salesiano de Filosofia, na Faculdade Frassinetti do Recife e no Colégio Mosteiro de São Bento de Olinda. Nos últimos vinte anos, foi professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).