IFPE participa da 19ª Assembleia Xukuru

O evento ocorreu na Aldeia Pedra D´água, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco.

A Reitora do IFPE, Anália Ribeiro, o Diretor Geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano e estudantes participaram, entre os dias 17 e 20 de maio, da 19ª Assembleia Xukuru na Aldeia Pedra D´água, em Pesqueira, Agreste de Pernambuco. O tema deste ano foi “Limolaico Toype: em defesa da vida, eu sou Xikão.” A abertura ocorreu com o ritual no Terreiro Sagrado da Pedra D´água.

Nos dias seguintes, importantes assuntos foram debatidos, como os desastres naturais, a exemplo do caso Brumadinho; a disseminação da cultura de ódio e o desmonte das políticas indígenas promovidas pelo atual Governo Federal, como o fim da CNPI, a lentidão nas demarcações, a propositura de alienação da terra e o desmonte da Funai.

A Reforma Trabalhista e da previdência também foram conteúdos fortemente discutidos entre as mais de duas mil pessoas que participaram dessa tradicional assembleia. Um dos momentos ápices foi à explanação dos recentes cortes de verbas realizados pelo Governo Federal que afetaram Universidades Públicas e Institutos Federais de todo país.