IFPE Pesqueira apoia concepção de portal educacional de ativismo social antirracista

Criação do portal contou com o apoio institucional do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE) do IFPE Pesqueira

Por meio de uma videoconferência internacional, acontece nesta quinta-feira (26/08), às 16h (horário de Brasília), 15h (horário de Boston – EUA), o lançamento oficial do Portal Chico Nascimento Magonleji. O portal é um projeto educacional de ativismo social antirracista, criado a partir da vida e da obra do professor baiano Chico Magonleji, com ações inclusivas via expressões artísticas como o teatro, a música, a dança, os folguedos e as culturas tradicionais do estado da Bahia.

O projeto foi criado pelo Departamento de Português da Universidade de Massachusetts – UMassD, em Dartmouth, com as parcerias do Campus Pesqueira do IFPE, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), da Secretaria de Educação de Valença/BA, da Secretaria de Educação de Salvador/BA, da Secretaria de Educação e Cultura de Ibirapitanga/BA.

Em sua concepção, o Portal contou com a colaboração das professoras do IFPE Pesqueira, Fabiana Júlia, Joana Macêdo e Rossana Monte, responsáveis pelas revisões dos textos em português, espanhol e inglês, respectivamente, como uma ação do Departamento de Extensão, através do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE) do Campus Pesqueira.

A palestra inaugural de lançamento do Portal será proferida pelo professor Nilson Ferreira DaSilva, doutorando em Estudos Luso-Afro-Brasileiros na UMass Dartmouth, que abordará o tópico: “Ativismo Social: o encontro dos sertanejos Antônio Conselheiro (factual/ficcional) e Zeca Chapéu Grande (ficcional) com a pedagogia transformadora do educador baiano Chico Nascimento (factual)”.

Também será divulgado o lançamento do Concurso de Desenho e Redação no panorama do Ativismo Social, que envolve a vida e a obra do professor Chico Nascimento Magonleji.

O link para o evento é: https://is.gd/lancamentoportal.