IFPE Pesqueira está presente na Mostra Tecnológica do Connepi 2022, em Rondônia

Estudantes da Engenharia Elétrica apresentam startup no evento, que vai até sexta 30/09

Estudantes do curso superior de Engenharia Elétrica do IFPE Pesqueira  participam até esta sexta-feira (30), em Porto Velho, capital do estado de Rondônia, distante 3.910 quilômetros de Pesqueira/PE, da 13ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, que este ano tem como tema: “CONNEPI que Transforma: Diversidade e Inclusão”, com apresentação de trabalhos, Mostra de IFs, Mostra Tecnológica, Desafio de ideias. palestras, mesas redondas e Mostra Cultural.

Ao terem o projeto aprovado no âmbito do edital nº 06/2022, relativo à VI Mostra Tecnológica do XIII Connepi, os/as três congressistas do Campus Pesqueira receberam ajuda de custo para compra das passagens aéreas e também uma contribuição arrecadada por professores do Bacharelado em Engenharia para ajudar no complemento das despesas durante o evento.

O Connepi este ano está sediado no Campus Porto Velho Calama do IFRO e os/as discentes Gabriel Silva, Giovanna Lima e Patrícia Nascimento levaram para o stand da Mostra Tecnológica do XIII Connepi a startup ‘Monstack – Gestão e Health Index de Sistemas de Armazenamento de Energia’, que possibilita o monitoramento e a gestão do funcionamento das baterias de chumbo-ácido amplia a eficiência energética desses sistemas.

Orientado pelos professores do curso técnico de Eletrotécnica e do curso superior de Engenharia Elétrica do IFPE Pesqueira, Bruno Dias e Filipe Lucena, o projeto de pesquisa conta com a participação de doze estudantes de ambos os cursos, dos quais nove são bolsistas, além de três egressos que também participaram.

A aplicação mais conhecida das baterias de chumbo-ácido é a automotiva, na alimentação dos circuitos elétricos dos veículos. No entanto, elas também são utilizadas em subestações, como backup em empresas do setor de telefonia, em hospitais e nos sistemas de armazenamento de energia renovável, a exemplo da energia solar fotovoltaica não conectada à rede. O monitoramento e a gestão do funcionamento das baterias de chumbo-ácido amplia a eficiência energética desses sistemas.

De acordo com o professor Bruno Dias, “a principal diferença entre Monstack e os demais sistemas que utilizam o mesmo princípio é que além dos parâmetros básicos de monitoramento representados pela tensão, corrente, potência e temperatura, o Monstack também monitora a localização da bateria via sensor GPS. Para o gestor do Departamento de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (DIPP) do IFPE Pesqueira, Bruno Oliveira, a repercussão de projetos como o Monstack é resultado do empenho da Instituição no sentido de garantir a infraestrutura necessária para concretização dos projetos,

“O Campus possui um laboratório estruturado para o desenvolvimento das pesquisas, o LabMaker, que é equipado com impressora 3D e plataformas para montagem de circuitos digitais. Além disso, incentivamos nossos discentes e trabalhamos na prospecção e divulgação de editais de fomento á pesquisa e inovação em âmbito institucional”, justificou o gestor da DIPP,

Além do IFPE Pesqueira, estudantes dos campi Recife e Caruaru também aprovaram projetos no Connepi 2022 e integram a delegação, que conta também com docentes do IFPE e é chefiada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE, Mário Monteiro.