IFPE Pesqueira garante aporte financeiro para execução de três projetos aprovados em editais da FACEPE

No total, R$ 469.313,00 serão investidos em equipamentos e laboratórios, além de bolsas de pesquisa para estudantes e ações de pesquisa, ensino e extensão

Uma notícia alvissareira ecoou na tarde da última sexta-feira, 20/09, no IFPE Pesqueira, após a divulgação do resultado final do edital nº 18/2024 de auxílio a projetos de pesquisa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), deixando toda a comunidade com um brilho de felicidade no olhar. O motivo da euforia é porque foram aprovados no referido edital dois projetos de pesquisa coordenados por professores/pesquisadores do Campus, com um total de investimento que chega a R$ 327.213,00 para a execução de ambos os projetos aprovados somente no âmbito do edital FACEPE nº18/2024.

O primeiro deles, na Faixa A (com equipes que possuam, no mínimo, três doutores, com projetos limitados a R$ 300 mil), intitulado: ‘Estudos de Astronomia e Difusão Científica no Agreste de Pernambuco’, é coordenado pelo professor do Campus Pesqueira e atual pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro, com as participações dos professores Cícero Jailton, Ibson Leite e José Roberto de Lima, e a colaboração do professor do IFPE Recife, Guilherme da Silva.

O investimento, no valor de R$ 263.913,00, será aplicado na aquisição de novos telescópios, equipamentos astronômicos de última geração e bolsas para estudantes e servirá para fortalecer a infraestrutura e fomentar a formação de novos talentos na área. O objetivo é promover o ensino e a popularização da ciência, com foco em radioastronomia, espectroscopia astronômica e instrumentação para o ensino de Física.

De acordo com o diretor de Pesquisa, inovação e Pós-Graduação do Campus, Nelson Galindo, “o projeto aproximará ainda mais a comunidade acadêmica e local dos mais recentes avanços na área, consolidando-se como um marco para o avanço do ensino e da popularização da ciência na região e beneficiando especialmente o curso de Licenciatura em Física e o Clube de Astronomia Vega”.

Ainda no âmbito do edital nº 18/2024, um outro projeto de pesquisa foi aprovado pelo Campus Pesqueira, dessa vez na Faixa C (com equipes coordenadas por jovens pesquisadores doutores, com projetos limitados a R$ 75 mil). Esse último com impactos no curso superior de Bacharelado em Enfermagem e no recém-criado curso de Mestrado Profissional em Enfermagem, intitula-se: ‘Construção e Validação de Simulador para Ensino da Punção de Veia Jugular Externa’. O projeto é coordenado pelo professor Nelson Galindo, e receberá R$ 63.300,00 destinado ao fomento de mais essa pesquisa, dessa vez na área de saúde.

Dos 111 projetos aprovados pelo edital nº 18/2024 da FACEPE, cinco são do IFPE, dos quais, dois são do Campus Pesqueira, o que demonstra a vocação da comunidade do Campus Pesqueira para o envolvimento com a pesquisa.

Edital de Estudos Étnicos-Raciais Solano Trindade

Ainda na esteira das aprovações de projetos de pesquisa pelo IFPE Pesqueira (levando-se em consideração apenas os editais da FACEPE), soma-se mais outra conquista. É que também foi aprovado, dessa vez por meio do edital FACEPE nº 21/2024 (edital de Estudos Étnicos-Raciais Solano Trindade), o projeto intitulado: ‘Racismo e Desigualdades em Libras: videoteca em língua de sinais como solução tecnológica para valorização da cultura étnico-racial na comunidade surda’, que também é coordenado pelo professor Nelson Galindo e cujo resultado já havia sido divulgado desde o último dia 9 deste mês.

O edital de Estudos Étnico-Raciais Solano Trindade visa apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, em diálogo com a extensão acadêmica, que contribuam para a implementação de políticas de ações afirmativas étnico-raciais.

Com a aprovação no edital, o projeto receberá o investimento de R$ 142.100,00 para sua execução e contemplará o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus, cuja equipe conta com a professora Layane Alves e a bibliotecária Edgreyce dos Santos, além de servidores/as que atuam na área de Libras, como a professora Josseany Gomes e o intérprete de Libras Otávio Silva.

>>> Acesse AQUI o resultado final do edital FACEPE nº 18/2024.

>>> Acesse AQUI o resultado final do edital FACEPE nº 21/2024.