IFPE promove campanha “Setembro Amarelo”

O objetivo do evento é conscientizar estudantes e servidores sobre a importância do combate às causas do suicídio.

Para lembrar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro, o IFPE Campus Pesqueira está promovendo a campanha “Setembro Amarelo” ao longo de todo mês.

O objetivo do evento é conscientizar estudantes e servidores sobre a importância do combate às causas do suicídio e promover ações sociais. No Brasil, cerca de dez mil pessoas cometem suicídio anualmente, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria. Pesquisa publicada em 2002 pela World Psychiatry demostra que 96,8% dos casos, caberia um diagnóstico de transtorno mental à época do ato fatal.

Segundo Josy Cavalcante, psicóloga e organizadora da ação, as atividades serão de conscientização com distribuição de panfletos, debates e palestras ao longo do mês. “Em nosso Campus, utilizaremos um breve momento na abertura dos eventos previstos para este mês, para chamar a atenção sobre o tema, porque falar é a melhor solução. Também faremos, no Intervalo com Deus, às quartas, às 9h 15min, ações no pátio da cantina”, informou Cavalcante.

Caso o estudante do IFPE necessite de apoio psicológico, basta buscar o setor de psicologia que funciona no Bloco C, sala C4, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. “Outro canal importante para buscar apoio é ligar para o telefone 141, que é o CVV (Centro de Valorização da Vida) que dará suporte às pessoas que pensarem em algum ato contra a própria vida.”, declarou Cavalcante.