Licenciandos do IFPE Pesqueira participaram do Congresso Norte-Nordeste de Pibid/PRP

Evento ocorreu em Salvador-BA, entre os dias 15 e 18 de maio de 2024

Estudantes do curso de Licenciatura em Física do Campus Pesqueira do IFPE participaram, entre os dias 15 e 18 de maio último, da 1ª edição do Congresso Norte-Nordeste de Pibid/PRP – I Conenort, evento que debateu a importância dos programas de formação de educadores para o desenvolvimento do Brasil.

A delegação do Campus Pesqueira foi composta por sete discentes da Licenciatura em Física, sendo três integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e quatro do Programa Residência Pedagógica (PRP), além dos professores Thiago Souto, coordenador da área de Física do Pibid, e José Roberto Tavares de Lima, coordenador institucional do Programa Residência Pedagógica; e do técnico em Educação Wdercleison de Farias.

Integraram ainda a delegação do Instituto Federal de Pernambuco estudantes e professores dos campi Recife, Vitória de Santo Antão e da Educação a Distância (EaD), que também ofertam os cursos de Licenciatura do IFPE. O Conenort foi criado para compartilhar experiências, práticas inovadoras e pesquisas relevantes no campo da educação e para fomentar o diálogo entre professores, pesquisadores e estudantes das regiões norte e a nordeste.

Os/as estudantes apresentaram trabalhos científicos nas modalidades comunicação oral e pôster e participaram de oficinas, palestras, atividades e minicursos que integraram a programação do evento, a exemplo da licencianda Yasmim Aguiar, do Programa Residência Pedagógica, que participou de lançamento de livro infantil com temática inclusiva; e do licenciando José Cícero Rodrigues, também do PRP, que apresentou o pôster “Do ensino médio ao espaço: lançamento de foguetes de garrafas PETs”. Os/as estudantes também atuaram como monitores durante a realização do evento, especialmente na organização da palestra de abertura do I Conenort.

De acordo com o professor Thiago Souto, os/as congressistas relataram que o evento contribuiu de forma positiva em suas formações como docentes e pesquisadores. “Estamos certos de que a participação de estudantes das licenciaturas nesse tipo de evento científico contribui para a formação dos futuros professores como seres críticos e preparados para as demandas de uma escola cada vez mais complexa”, afirmou o docente.

A próxima edição do Conenort acontecerá em 2026 e será sediada pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), na capital do estado, Porto Velho.