Napne Campus Pesqueira publica material sobre ações inclusivas

Em alusão a datas importantes para as pessoas com deficiência, comemoradas em dezembro, núcleo prepara material de sensibilização

A inclusão propõe muitas mudanças significativas para a sociedade em geral e para a vida das pessoas com deficiência. A todo tempo devemos refletir sobre os avanços, desafios e sobre o nosso papel nesse processo. No mês de dezembro, celebramos três datas importantes no contexto da inclusão de pessoas com deficiência: o dia 03, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o dia 05, Dia da Acessibilidade, e o dia 13, Dia Nacional das Pessoas com Deficiência Visual e do Audiodescritor.

As deficiências são expressões das diferenças humanas. Nesse sentido, as pessoas com deficiência, como todas as pessoas, têm potenciais que devem ser desenvolvidos, direitos e responsabilidades, e devem participar ativamente das diversas situações sociais. Para isso, a sociedade que deve eliminar barreiras, promover acessibilidade em todos os contextos e se transformar para acolher diferentes características. As pessoas com deficiência devem participar ativamente da promoção dessas transformações.

Ações inclusivas que dependem de nós:

Atitudes: falar com a pessoa e não com o acompanhante quando se desejar saber alguma coisa sobre ela, não superprotegê-la, mas encorajar sua autonomia e permitir que ela realize atividades sozinha quando ela souber realizá-las, não dispensá-la de atividades que ela pode fazer, não eximi-la de responsabilidades, mas acreditar e esperar dela. Além disso, oferecer ajuda/suporte, mas não impor.
Comunicação: nos diálogos com pessoas com deficiência visual, não comunicar uma informação apenas através de gesto ou apontando, mas falar e, quando necessário, fazer descrições, em vez de apenas afixar cartazes na parede, a comunidade escolar pode tentar divulgá-las em mais de uma mídia.
Nos ambientes: para favorecer a mobilidade e a localização de materiais e objetos para pessoas com deficiência visual, a comunidade escolar pode manter a organização habitual do mobiliário e avisar aos estudantes com deficiência visual quando houver mudanças. Também pode manter os corredores e os pisos táteis sem obstáculos e cada pessoa deve evitar ficar parada nessas passagens para não obstruí-las.
Na sala de aula: o estudante pode se sentar no lugar que seja melhor para ele receber as informações, por razões acústicas ou visuais. Também podem ser feitos ajustes na iluminação. Mapas, maquetes, gráficos e outros elementos visuais podem ser representados através de recursos que explorem texturas e contrastes. Interagir com o estudante e com os profissionais que lhe dão apoio, como profissionais do NAPNE, para aprender mais e contribuir com a promoção das ações inclusivas na realidade do campus.

O NAPNE está localizado na sala D7. Entre em contato para agendamento por e-mail: napne.pesqueira@ifpe.edu.br ou WhatsApp: (87) 98170-1203.