Início do conteúdo

Novo diretor-geral de Pesqueira reforça compromisso com a unidade do IFPE

Cerimônia de transmissão de cargo do professor Valdemir Mariano reuniu gestores e representantes de todos os segmentos do Campus Pesqueira no Hotel Estação Cruzeiro


Defesa do bem público, do Estado Democrático de Direito e da unidade do IFPE foram as palavras-chave do discurso proferido pelo novo diretor-geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, na cerimônia oficial de transmissão de cargo, realizada nesta terça-feira (31), no auditório do Hotel Estação Cruzeiro. A solenidade reuniu gestores da instituição, docentes, estudantes, servidores administrativos, além de representantes de instituições parcerias e do poder público local.

Eleito com 52,18% dos votos em dezembro do ano passado, Valdemir recebeu o cargo do professor Mário Monteiro, que esteve à frente do Campus no período 2011 a 2016 e assume agora a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPE. “Ao longo de minha existência fui confrontado por diversos desafios, nenhum deles fácil e, estou diante de mais um, daqueles que requer empenho, dedicação, coragem, ousadia, disposição para trabalhar arduamente e aprender muito. Neste sentido, procurarei me inspirar na história escrita pelos gestores que me antecederam, com muita maestria e zelo”, destacou Mariano.

Empossado oficialmente pela reitora do IFPE, Anália Ribeiro, no dia 5 de maio, Valdemir evidenciou em sua fala que o momento é de luta pela unidade do IFPE, citando a proposta de cisão do IFPE como uma ação “impositiva, tresloucada, irrefletida e que ameaça a autonomia financeira, administrativa, didático-pedagógica, patrimonial e disciplinar da instituição”. E concluiu “Marcharemos mais uma vez na defesa deste bem público, sem perdermos a esperança de que o Estado Democrático de Direito triunfará. Dividir só nos enfraquece”.
Após receber oficialmente o cargo, com a assinatura do termo de posse, o novo diretor destacou quais as bases de sustentação de sua gestão. “Adotei como pilares de sustentação filosófica para esta gestão o compromisso com uma instituição focada no bem coletivo e na autoavaliação, na Ciência, Tecnologia e Inovação, atreladas à formação humanística para o desenvolvimento social e por último, mas de forma alguma menos importante, em uma gestão democrática”, completou.

A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, destacou em seu pronunciamento a importância do momento, por ser fruto de um processo democrático e transparente de eleição. “A cerimônia de transmissão de cargo é um ato de suma importância para instituição. Passei por este momento recentemente e prestigio com grande satisfação este ato no Campus Pesqueira derivado de um processo unificado de eleição, dando continuidade a um projeto vitorioso, coerente e democrático realizado não apenas em Pesqueira, mas em todo o IFPE”, afirmou.
Anália concluiu sua fala enfatizando a importância da unidade do IFPE. “Juntos construímos uma identidade, um todo e juntos continuaremos lutando pela estruturação e crescimento desta instituição, construída a partir do interesse da comunidade de todas as instituições que decidiram, lá em 2008, unirem-se para formarem o IFPE. Somos todos IFPE e assim continuaremos”.

O mandato do novo diretor tem validade até o ano de 2020, podendo ser renovado por mais quatro anos, em caso de reeleição. Doutor em Engenharia Mecânica pela UFPB, Valdemir Mariano, é professor do IFPE Pesqueira desde 1997 e esteve a frente a Direção de Ensino do campus desde 2011. Atuou como membro da comissão de criação e elaboração do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Física do campus e, ainda, como membro do comitê científico do Instituto e presidente da comissão do Programa de Iniciação Científica do Ensino Técnico do IFPE.

Mariano foi acolhido pela comunidade do Campus Pesqueira não apenas nas urnas. Durante a solenidade, representantes dos três segmentos – docentes, discentes e administrativos – prestaram calorosas homenagens ao novo diretor. “Estamos em festa. Festa da democracia. Hoje nosso grande amigo de longas caminhadas toma posse como diretor-geral do Campus Pesqueira reafirmando o poder e a força da democracia”, exaltou a docente Maria do Rosário de Sá Barreto.

DESPEDIDA – A cerimônia também marcou o encerramento do ciclo de gestão do professor Mário Monteiro na direção-geral do Campus Pesqueira. Antes de transmitir oficialmente o cargo ao novo diretor, ele quebrou os precedentes de cerimonial para homenagear aos servidores que o apoiaram ao longo de sua gestão com a entrega simbólica de honraria prevista na Lei 8.112, o Diploma de Honra ao Mérito.

“Acredito que uma das coisas mais significativas que aprendemos como gestor é reconhecer a importância de todos os outros saberes e competências, entender a importância de cada uma em separado e de todas elas juntas para o bom funcionamento do serviço público. Por isso estou quebrando o protocolo para prestar esta singela homenagem aos servidores que estiveram comigo ao longo de minha gestão e tanto contribuíram para a mudança na vida de nossos estudantes ”, afirmou.

A ex-reitora do IFPE, Claudia Sansil, compôs a mesa de honra ao lado da reitora, dos diretores-gerais, cessante e eleito, e do prefeito de Pesqueira, Dr. Evandro Chacon, e também se pronunciou quanto a proposta de cisão do IFPE. “Não será um governo ilegítimo que irá nos dividir. Vivemos aqui hoje a grande festa da democracia, legítima, ética e que em muito contribui com a formação cidadã de nossa comunidade”.

A cerimônia foi encerrada ao som da banda do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Pesqueira que também esteve presente na cerimônia com apresentação do grupo de teatro e dança.

Fim do conteúdo