Observação do eclipse solar anular de 14/10 promovida pelo Clube de Astronomia VEGA e a Licenciatura em Física foi sucesso de público

Observação foi organizada pelo Clube de Astronomia VEGA e a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física

Sucesso de público presencial e remoto, o evento de observação do eclipse solar anular, ocorrido no último dia 14/10, movimentou o Campus Pesqueira, quando estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa de Pesqueira e região compareceram ao Campus e testemunharam o fenômeno astronômico através das lentes de telescópios equipados com filtros apropriados do Clube de Astronomia VEGA, vinculado ao Departamento de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do IFPE Pesqueira.

A ação mobilizou representantes da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, liderados pelo professor Cícero Jaílton, e do Clube de Astronomia VEGA, sob a coordenação do técnico de Laboratório Ibson Leite, para propiciar uma observação nítida e segura para todos/as que estiveram presentes. Também contribuíram para o sucesso da observação os/as estudantes membros do Clube de Astronomia VEGA, Pedro Ernesto, Deyvson Leandro e Milena Ordonio.

Já no âmbito da observação remota, o eclipse foi transmitido pelo Canal da Licenciatura em Física no Youtube e diversos internautas elogiaram e agradeceram extasiados pela oportunidade de observar o fenômeno também a partir de suas casas, quando cerca de 4 mil pessoas visualizaram o eclipse pelo Canal, com pico de 261 espectadores simultâneos que contemplaram o fenômeno com precisão e nitidez de imagens.

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Física, Cícero Jaílton, “o sucesso foi motivo de orgulho não apenas para o Clube de Astronomia VEGA, mas também um reflexo do compromisso do Campus na promoção da educação, da pesquisa e da divulgação científica”. Ainda de acordo com o coordenador, o evento atraiu um público diversificado, demonstrando o impacto positivo que a Instituição exerce na comunidade local. “Continuaremos em busca de oportunidades para envolver a comunidade e inspirar o interesse pela ciência e a astronomia. Esse foi um exemplo inspirador do que podemos alcançar quando nos unimos em prol da educação e da divulgação científica”.

O gestor do Departamento de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Pesqueira, Bruno Oliveira, destacou a importância de iniciativas como essa para a promoção e a popularização da ciência. “Estive presente e pude ver de perto essa ação de democratização do acesso à ciência e de despertar pela astronomia”, afirmou o professor.

Já o diretor-geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, agradeceu e congratulou os responsáveis pela iniciativa. “É evidente o poder do Clube de Astronomia VEGA e o brilhantismo de toda sua equipe no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que aprofundam o conhecimento científico e paralelamente popularizam a ciência para o alcance da comunidade, com notável contribuição social”, concluiu.